Cada vez mais, os viajantes estão descobrindo as virtudes de estar em hotel que o deixe à vontade, a ponto de se sentirem em casa. Foi com essa proposta que surgiram os “long stay”, hospedagens de longa permanência. São hotéis que não têm o jeito propriamente de um hotel: são espaçosos, confortáveis e funcionais para acomodar não só o executivo que viaja a negócios, mas o viajante de lazer que queira levar junto aos familiares.
- "Os 'long stays' têm sido utilizado em hotéis como diversificação de público e a procura tem sido interessante. Normalmente, são para 30 dias de hospedagem. É um serviço de moradia, com contrato de menor duração e com serviços de hotelaria, como lavandeira, academia, estacionamento. O modelo é feito com quatro ou cinco funcionários, usando reconhecimento facial, tecnologia para registro, pagamento e serviços. É interessante para quem usa e para quem investe. O modelo de investimento é muito parecido com o apart-hotel". (Maarten Van Sluys, consultor e expert em gestão hotelaria).
Desenhado para quem quer hospedagem de longa permanência, o Marriott Executive Apartments, em São Paulo (foto acima, crédito: Marriott / Divulgação) – que completou 20 anos em 27 de junho –, é um desses empreendimentos, tanto que, ao invés de levar a palavra ‘hotel’ no nome, a substitui por “apartments”. O empreendimento atende tanto ao executivo quanto às pessoas que estão em mudança para a capital paulista, em tratamento médico ou que, durante a reforma de seu apartamento, precisam de um lugar que possam temporariamente chamar de seu.
Essa é uma tendência que tem crescido em São Paulo e em muitas outras capitais do país. No caso da rede Marriott, a hospedagem começa antes do check-in. Um concierge contacta os futuros hóspedes para apurar suas necessidades e preferências. Esse olhar diferenciado faz com que a hospedagem seja menos burocrática e mais prazerosa. “O hóspede tem a sensação de que não está em um hotel, mas em uma casa”, afirma a gerente geral Maria Pia Muto.
O check-in na recepção foi substituído por um chat, onde o hóspede tem contato direto com esses colaboradores. Aproveitando as benesses da tecnologia, um aplicativo instalado no celular libera a entrada do quarto. O viajante ainda tem a liberdade de fazer suas compras e preparar suas refeições – a cozinha, integrada à sala de estar, é equipada com cooktop, geladeira, micro-ondas, sanduicheira, máquina de lavar louças e utensílios.
Os apartamentos – de um, dois ou três quartos, entre 42 m² e 102 m² (foto acima, crédito: Marriott / Divulgação) – foram pensados para que esse hóspede se sinta em casa. A sala de estar tem piso que imita madeira e funciona como isolante térmico. A decoração é um equilíbrio entre rusticidade e modernidade, com quadros em preto-e-branco de pontos de São Paulo. Abajures, mesas de centro, sofás, a estação que serve de escritório, criam um ambiente de despojamento e intimismo.
O banheiro possui ducha de alta pressão e banheira, providenciais para quem busca relaxamento depois de um dia de trabalho. Ao fechar a porta do quarto (foto acima, crédito: Marriott / Divulgação), o hóspede se isola dos demais ambientes e garante total privacidade. Todos os espaços são climatizados e dotados de Internet de alta velocidade. Em alguns apartamentos, há inclusive máquina de lavar roupa. Limpeza e room service também são serviços oferecidos durante a estada.
Para auxiliar os viajantes, o Marriott Executive Apartments tem serviço bilíngue, vaga de garagem com manobrista, transfer para o aeroporto de Congonhas, piscina com raia olímpica (foto acima, crédito: Marriott / Divulgação), academia e lavanderia. Duas salas com capacidade para 99 pessoas estão à disposição de executivos que precisam fazer reuniões. O café da manhã é servido no restaurante Quench, que foi totalmente remodelado e integrado ao lobby. A diária média fica em torno de R$ 899.
Maria Pia - que administra o empreendimento desde 2022 - comemora a boa ocupação, revelando uma mudança de comportamento importante dos viajantes. "O crescimento na ocupação mostra que nosso posicionamento como referência em 'long stay' tem sido bem recebido pelo mercado."
Onde se hospedar em São Paulo:
Marriott Executive Apartments: Rua Professor Filadelfo Azevedo, 717, Vila Nova Conceição (SP). Diárias a partir de R$ 1.405. Reservas: Acesse Marriott.