Após oito meses de obras e mais de R$ 11,5 milhões investidos, Brumadinho inaugura no dia 17, data de aniversário da cidade, um pórtico em sua entrada principal, com receptivo turístico e espaço cultural. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e foi executado escritório do neto do arquiteto, Kadu Niemeyer.

 

Com traços modernos e leveza estética, o pórtico tem 47 metros de comprimento, 8 metros de largura e 5.6 metros de altura. Verdadeira obra de arte, o pórtico por si só já é um novo atrativo turístico para a cidade, se aliando ao modernismo do Museu de Inhotim e ao casario colonial, com suas igrejas históricas do período barroco.

 

Instalado no KM 47 da BR-381, a obra agrega a Casa do Turista, com área de estacionamento, guias turísticos, café, Wi-Fi e centro de informações. Ele terá ainda o Espaço Cultural Oscar Niemeyer, com fotos do arquiteto e de suas obras mais importantes, área de convivência e espaço para desenvolvimento de atividades artísticas e educacionais.

 

O projeto original previa dois pórticos para a cidade, um na entrada principal e outro no acesso secundário de Brumadinho, nas proximidades do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, esse último com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2024. Em uma segunda fase, o novo pórtico terá bases da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 

85 anos

 

A inauguração dos pórticos coincidirá com o aniversário de emancipação política da cidade, 17 de dezembro. Brumadinho comemora 85 anos com shows da banda Lurex, cover do Beatles Rock Show e do cantor Márcio Nagô, que acontecerão em palco montado ao lado do pórtico.

 

O neto de Oscar Niemeyer, Kadu Niemeyer, destaca que “os desenhos dos pórticos e seus projetos foram feitos pelo avô e por seu arquiteto de confiança, Jair Valera, que o pensaram inicialmente para Niterói. “Com essa parceria inédita com Brumadinho, fizemos a parte final dos projetos e suas adequações para as entradas da cidade”, disse.

 

Teleférico

 

Cinco anos após o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão em 2019, Brumadinho tem buscado novas formas e iniciativas para promover, resgatar e valorizar seu turismo, sua cultura, sua história e seus atrativos naturais. A cidade hoje sedia um dos atrativos mais visitados de Minas, o Instituto Inhotim.

 

Para Cícero Yko, do Instituto Arte Brasil, entidade que fez todas as articulações para a consolidação do projeto, o pórtico vem a inaugurar uma nova fase para Brumadinho, focada em criar nova alternativas e perspectivas para o turismo e a cultura. “Agora vamos iniciar os projetos para a instalação do maior teleférico do Brasil, do Parque da Serra do Rola-Moça a Casa Branca, de Casa Branca ao Córrego do Feijão e do Córrego a Brumadinho. Isso tudo entre as BRs 040 e 381”, revela.

 

O projeto de instalação dos pórticos é uma parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura Municipal de Brumadinho, o Instituto Arte Brasil e a ONG Associação dos Familiares de Vítimas (Avabrum).