Não importa a época do ano, há sempre algo de especial para fazer em Gramado, seja sozinho ou acompanhado. Aliás, a cidade gaúcha ganhou fama de destino para casais. De fato, a região é muito frequentada pelos apaixonados em busca de momentos românticos. Mas é possível — e indicado ao menos uma vez na vida — curtir o clima da serra com jantar à luz de velas, tomar um bom vinho e relaxar numa hospedagem cheia de requinte e conforto sozinho. Há tantas atrações para o viajante que é praticamente impossível repetir passeios na cidade, a menos que você queira fazê-lo.

Como chegar

A avenida Borges de Medeiros, a via pública principal de Gramado

Ir para Gramado está cada vez mais fácil. A melhor rota é de avião, já que a capital mineira está a 1.600 km de distância do destino. A Azul opera voos diários para a Porto Alegre de domingo a segunda-feira, oferecendo duas opções diretas, sem escala, o que diminui o tempo gasto com deslocamento na viagen para duas horas e 20 minutos. No sábado, há apenas um horário disponível, às 21h, saindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

Já na capital gaúcha, você tem boas alternativas para seguir rumo a “Europa do Brasil”: de carro, táxi, transporte por aplicativo, ônibus ou por meio de transfer privativo, opção que agrega conforto e custo-benefício. A Turistur é nossa dica. A agência de receptivo possui uma loja bem em frente a área de desembarque do terminal. Adquirindo o serviço com antecedência, o viajante é recebido por um funcionário para guiá-lo e, assim, economiza ainda mais tempo para gastar em um roteiro que explore todos os cantos da região.

 

Leia também:

 

Confira 5 lugares em Gramado fora do roteiro convencional

 

Passeios

Ônibus da Turistur, receptivo que oferece transfer e passeios em Gramado

São duas horas e 15 minutos até Gramado em um ônibus climatizado, com a presença de um guia turístico que esclarece as dúvidas. É possível inclusive já contratar os passeios. A novidade deste ano da Turistur é a pulseira VIP, para quem quer gastar menos sem deixar de conhecer os lugares tracionais da cidade. Os passageiros têm acesso a descontos e até gratuidades em ingressos em pontos turísticos selecionados do Tour Gramado e Canela e do Tour Especial Gramado. A pulseira é entregue pelo guia no início de cada passeio. 

Onde se hospedar

A fachada do Laghetto Stilo Vita. no centro de Gramado

Para muita gente, o café da manhã é a mais importante refeição do dia. Se você costuma caprichar no desjejum — e espera ser surpreendido de forma positiva nos hotéis —, a dica é o Laghetto Stilo Vita, estrategicamente localizado no centro de Gramado. Tortas, bolos caseiros, uma infinidade de pães, frios e proteínas, como ovos pochê ou mexidos, frutas, iogurtes, sucos, chás, estão no desjejum do visitante.

Além de se alimentar como um rei, o cliente também é tratado como majestade: no quarto, sobre a cama, o hóspede é carinhosamente recebido com um bilhete nominal acompanhado de uma caixa de chocolates finos da Prawer, a primeira chocolateria artesanal do Brasil, e com sede em Gramado.

Com dois anos de funcionamento, o Laghetto Stilo Vita é composto de duas torres com 140 apartamentos e dispõe na infraestrutura de piscina aquecida, academia, spa com banheiras e massagens, sala de jogos, espaço kids, restaurante e sala de eventos.

Tudo isso está situado no primeiro complexo multiuso de Gramado, o Vita Boulevard, que, de forma muito natural, alia apartamentos e espaços comerciais variados, disposto em um conjunto harmonicamente planejado — há farmácias por perto, bares e restaurantes intimistas, além de lojas de franquias de renome internacional. 

Fundada em 1989 na cidade gaúcha, a Laghetto é a maior e mais tradicional rede de hotéis da Serra Gaúcha e conta com 12 empreendimentos em Gramado, dois na vizinha Canela e dois em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos. Há também unidades em metrópoles como Porto Alegre, no Rio de Janeiro e São Paulo.

Onde comer

Malbec

Malbec: carnes nobres e carta de vinhos premium

Principal restaurante de carnes nobres de Gramado, o Malbec completou dez anos. A casa é especializada em grelhados de cortes nobres de boi e carneiro, além de peixes e aves, e se destaca por oferecer a experiência "Do Campo ao Prato". Há opções de parrilha, fondue à la carte, carta premium de vinhos elaborada por sommeliers, música ao vivo e sobremesas produzidas com ingredientes locais. Acesse o site Restaurante Malbec.

Chama de Fogo

Chama de Fogo é uma das melhores churrascarias de Gramado

O atendimento na churrascaria é personalizadíssimo ao ponto de o garçom chamar o cliente pelo nome e não esquecer o último pedido feito em uma nova visita. O estabelecimento conta com demanda tão grande que foi necessária uma sala de espera. Enquanto aguarda, de cortesia, prove a cachaça regional. Entre os diferenciais, estão cortes como o shoulder steak, mais macio e saboroso que o filé mignon. Acesse Churrascaria Chama de Fogo.

Primrose

Primrose, o sofisticado restaurante do Castelo Saint Andrews

Se você busca de luxo, este é o lugar! O membro do seleto grupo Relais & Châteaux de hotéis de luxo é um castelo! Chama-se Castelo de Saint Andrews e é nele que se encontra o refinado Restaurante Primrose. Como no clássico longa da Disney, “O Diário de uma Princesa” de 2001, cada detalhe do ambiente encanta, seduz e contribui para um clima intimista e requintado. Você se sente transportado para Genóvia. Mas, no Saint Andrews tudo é real: os papeis de parede, os móveis de madeira, as mesas iluminadas por lustre de cristal tcheco. A cozinha tem inspiração na culinária franco-italiana, embora adaptada ao terroir da Serra Gaúcha pelo chef Fernando Becker. Ainda é possível participar da Wine Terroir. Acesse Restaurante Primrose.

Chalezinho

O Chalezinho oferece o rodízio de fondue, um clássico em Gramado

O carro-chefe da casa são os fondues, sempre muito bem acompanhados de delícias locais como o Queijo da Serra, geleias e compotas. Entre as opções salgadas estão os fondues Original, feito com ementhal, gruyère, vinho branco e quirche, e de Filé Mignon, elaborado no consomê de vinho e servido com torradas de alho, além de oito molhos. De sobremesa, peça o fondue de Leite Ninho com Nutella (prove com marshmellows e morangos) ou de Doce de leite com churros e bananas. O Era Uma Vez um Chalezinho começou em Belo Horizonte em 1979 e, na cidade gaúcha, a filial foi aberta este ano, preservando a hospitalidade do início da trajetória do restaurante, num espaço que lembra muito os chalés dos Alpes Suíços, ao ponto de você ver “neve” caindo pelas janelas com uma ajudinha da tecnologia. Acesse Restaurante Chalezinho.

*A jornalista viajou a convite da Insider2 Comunicações, com hospedagem da Laghetto, transporte da Turistur e passagens aéreas da Azul.

 

Leia também:

 

Confira 5 lugares em Gramado fora do roteiro convencional