Inspirada no C3 Sport, vendido na Índia, a Citroën prepara uma novidade para quem gosta do hatch francês no Brasil: o C3 XTR será relançado no país até o fim deste ano, como versão especial do popular carro compacto. 


Com visual aventureiro e detalhes exclusivos, o modelo promete ser o carro-chefe da linha 2026 do Citroën C3, entre as versões manuais. Em 2009, a Citroën vendeu uma versão 'esportivada' no país do antigo C3 no Brasil, mas com a mesma sigla XTR.


O novo C3 XTR apostará em um estilo robusto e jovial. Destaques incluem adesivos exclusivos por toda a carroceria, detalhes em laranja vibrante nos para-choques,  rack de teto integrado e rodas escurecidas de liga leve.


Qual será o motor do novo C3 XTR?


Apesar de não haver nenhuma confirmação sobre a versão por parte da Stellantis, o site Autossegredos, que geralmente antecipa com precisão tudo sobre os modelos da Stellantis, afirma que sob o capô, o C3 XTR trará o conhecido motor 1.0 Firefly, o mesmo usado na dupla Fiat Mobi e Fiat Argo.


O propulsor flex rende até 75 cv (etanol) ou 71 cv (gasolina) e, no C3 XTR, trabalhará acoplado ao conhecido câmbio manual de 5 marchas da Stellantis. Apesar do visual off-road, o compacto terá somente tração dianteira. 


Como será o C3 XTR por dentro?


A cabine da versão inédita do compacto da Citroën deve ter uma pegada mais esportiva com detalhes exclusivos como: bancos com revestimento preto e detalhes laranja, painel com acabamentos coloridos.


Entre os itens de série do C3 XTR são esperados 4 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, além de controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa e a central multimídia já presente na linha do C3.


Quanto deve custar?


O novo C3 XTR deve chegar às lojas no último trimestre de 2025 como a versão manual mais cara da linha 2026 do compacto, acima da versão Feel, vendida atualmente por R$ 92.400. 


Ainda não sabemos se, o C3 XTR, será uma edição limitada do modelo ou uma versão fixa da linha 2026.