Que os carros elétricos são o futuro da mobilidade, todos já sabem. No entanto, as montadoras têm ainda vários desafios pela frente. Um deles é a atual incapacidade de reparar as baterias ligeiramente danificadas após acidentes.
O problema tem feito seguradoras nos Estados Unidos e na Europa a declararem a famosa "perda total" de veículos praticamente novos. Como reflexo, o valor mensal médio do seguro de um carro elétrico nos EUA já é 27% a mais do que de um modelo convencional, com motor a combustão.
Além disso, essas baterias estão se acumulando em ferros-velhos em alguns países, uma lacuna anteriormente não declarada e cara no que deveria ser uma economia circular.
"Estamos comprando carros elétricos por razões de sustentabilidade", disse Matthew Avery, diretor de pesquisa da empresa de inteligência de risco automotivo Thatcham Research. "Mas um EV não é muito sustentável se você tiver que jogar a bateria fora após uma pequena colisão", disse o executivo em recente entrevista.
As baterias podem custar dezenas de milhares de dólares e representar até 50% do preço de um EV, muitas vezes tornando antieconômico sua substituição.
Enquanto algumas montadoras como a Ford e a General Motors disseram que tornaram as baterias mais fáceis de consertar, a Tesla tomou a direção oposta com seu Modelo Y construído no Texas, cujo a nova bateria estrutural foi descrita por especialistas como tendo "reparabilidade zero".
A Tesla não se referiu a nenhum problema com as seguradoras cancelando seus veículos. Mas em janeiro, o CEO Elon Musk disse que os prêmios de seguradoras terceirizadas "em alguns casos eram excessivamente altos".
A maioria das montadoras dissem que suas baterias são reparáveis, embora poucas pareçam dispostas a compartilhar o acesso aos dados da bateria. Seguradoras, empresas de leasing e oficinas mecânicas já estão brigando com montadoras na União Europeia pelo acesso a lucrativos dados de carros conectados.
De acordo com o Bankrate, um editor on-line de conteúdo financeiro, as seguradoras americanas sabem que "mesmo que um pequeno acidente resulte em danos à bateria... o custo para substituir esse componente pode exceder US$ 15.000".
Uma bateria de reposição para um Tesla Model 3 pode custar até US$ 20.000, para um veículo que custa cerca de US$ 43.000, mas deprecia rapidamente com o tempo.