Imagine-se diante de 106 frascos de vidros coloridos. Nuances suaves e intensas de óleo sobre água. Quando a sua retina pousa sobre aquelas cores, imediatamente o seu cérebro faz uma conexão com experiências vividas e memórias inconscientes. E você não tem dúvida sobre os frascos que deseja escolher, pois se reconhece ali.
É assim que acontece na primeira consulta de Aura-Soma, terapia criada por Vicky Wall, uma inglesa com formação em fitocosmética e quiropodia.
Vicky foi a sétima filha de um sétimo filho, um cabalista com quem aprendeu sobre ervas, cristais e minerais enquanto passeava pelos parques de Londres e enxergava a aura das pessoas.
Em 1984, aos 66 anos e cega devido ao diabetes, durante suas meditações escutou repetidamente dentro de sua cabeça: "Separe as águas, separe as águas". Ela não entendia o que isso queria dizer, mas, durante uma madrugada, foi ao laboratório de sua casa e, intuitivamente, colocou-se a trabalhar.
Depois de algumas horas, havia criado o primeiro frasco de Aura-Soma, amarelo sobre vermelho. O centro Aura-Soma fica em Tetford, Inglaterra, mas a terapia se espalhou pelo mundo e hoje está presente na maioria dos países europeus e da América do Sul, além de Israel, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Índia. Na Alemanha e na Suíça, Aura-Soma está muito difundida. No Brasil, chegou em 1994 pelas mãos da alemã Margarita Schack, que formou mais de 650 terapeutas espalhados pelas principais capitais do Brasil.
Margarita foi uma das maiores cantoras líricas da Alemanha, mas, depois que conheceu a Aura-Soma, diz ter sido arrebatada "pela força, poder e beleza dos frascos coloridos". Em 1994, após terminar a sua formação como terapeuta e professora, voltou ao Brasil, onde já morava, e criou o Centro Aura-Soma em Tiradentes, Minas Gerais.
Princípio. A terapia Aura-Soma conta com 106 frascos contendo óleo e água em diferentes combinações de cores e totalmente naturais. A mistura é aplicada em determinadas partes do corpo relacionadas aos centros energéticos (chakras) correspondentes a cada cor específica.
Nesse processo, a pessoa é o seu próprio terapeuta porque vai observando diariamente as transformações que vão ocorrendo em suas emoções, mente, corpo e espírito. O objetivo de Aura-Soma é revelar, cada vez mais, a verdadeira natureza do ser e libertá-lo das possíveis prisões mentais.
"Nós somos as cores que escolhemos e elas dizem muito sobre você. Os frascos revelam o seu potencial nessa vida, a energia da sua alma, sua missão, o seu desafio, problemas atuais, o que você aprendeu com eles até agora e o que você ainda pode aprender", diz Margarita. Eles mostram ainda como você vai progredir em seu caminho, levando em consideração suas dimensões espiritual, mental, emocional e física.
"O fato de você ter escolhido frascos de determinadas cores indica que você assumiu o processo de busca de seus objetivos e do sentido de sua vida, está avaliando seus problemas a fim de encontrar novas formas de lidar com eles", acrescenta.
Essa terapia inglesa defende a visão de que "há na verdade apenas uma doença: o desconhecimento do próprio lugar na vida ou do sentido dessa vida", pondera a terapeuta.
Mais Lidas
-
TH Joias: investigação revela ligação com o CV e R$ 5 milhões
-
Empresário investigado denuncia ameaças e perseguição do PCC
-
Balconista assaltada três vezes vai receber R$ 20 mil de indenização
-
Aluno é expulso da UnB por gravar e debochar de professores
-
Condenados pela tragédia da Boate Kiss vão para regime semiaberto