A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (17 de outubro) uma portaria que autoriza um novo veículo a ser táxi na capital. O modelo aprovado é o Citroën Basalt 1.0 Turbo, um SUV cupê recém-lançado pela montadora francesa no país.
A portaria, assinada pela Superintendência de Mobilidade (Sumob), permite que o veículo atue nas categorias convencional, lotação e premium. O veículo deverá atender às especificações previstas para operação no regulamento do serviço de utilidade pública de transporte individual de passageiros operado por táxi no Município de Belo Horizonte.
O Citroën Basalt chegou ao mercado em quatro versões com preço a partir de R$ 89.990. Em duas de suas quatro configurações, o Basalt usa a mesma plataforma CMP de seus dois modelos irmãos. O conjunto motor/câmbio também é igual ao Fiat Fastback, mas a proposta se diferencia em relação à oferta de equipamentos, o que possibilitou um preço mais acessível.
A gama será composta por três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, que serão complementadas pela série especial de lançamento First Edition. O modelo de entrada na linha Basalt traz o motor Firefly 1.0 aspirado, de três cilindros, que gera 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,7 kgfm, quando abastecido com etanol.