Era mais uma manhã comum para o ajudante de cozinha André Pedra da Silva, de 27 anos. Ele estava quase despertando para trabalhar quando acordou com um barulho inesperado. “Escutei um barulhão e começou a tremer a casa um pouquinho. Aí já ouvi o vizinho gritando: 'Nossa, a casa caiu! A casa caiu'. Como eu vou trabalhar? Quando eu abro o portão, vejo a casa toda desmoronada”, lembra, ainda assustado, o homem. Ele é um dos moradores que ficaram isolados, na manhã desta sexta-feira (27), depois do desmoronamento de um imóvel de dois andares em construção, na rua Mãe D'Água, no bairro São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte.

André, sua esposa e a filha de três anos do casal ficaram presos em uma das casas do fundo, impossibilitados de sair após o imóvel que desabou tampar a passagem de um beco que dava acesso à rua. Fios de alta tensão e escombros ficaram expostos próximos à residência, exigindo que a Cemig desligasse a rede elétrica antes do resgate das pessoas ilhadas. André e sua família só puderam sair depois que o Corpo de Bombeiros retirou os moradores por meio de um buraco aberto em um muro que dava acesso a um terreno vago.

Depois do susto, a sensação é de alívio. “Só agradecer a Deus porque não aconteceu nada na nossa casa, onde eu, minha esposa e nossa menina de 3 anos moramos juntos. Só agradecer a Deus mesmo, agradecer os bombeiros e a Defesa Civil também, pelo trabalho excepcional”, afirma Silva. 

Após ser resgatado pelos militares, o morador disse sentir muito pelo ocorrido, por ter presenciado o esforço do vizinho Marcos Antônio para realizar o sonho da casa própria. “A situação estava bem chata, bem triste também, pois, querendo ou não, é um sonho. O cara ficou bastante tempo trabalhando ali, onde era pra ele fazer a casinha dele”, diz o homem, se compadecendo do drama do vizinho. 

Assim como Silva, outros moradores do bairro também se sensibilizaram com o desabamento do imóvel em construção. Por isso, a universitária e prima da esposa do proprietário do imóvel destruído criaram uma vaquinha para ajudar nas despesas e começar a reconstruir o sonho. Interessados em ajudar podem acessar a campanha clicando aqui.