Amigos e membros do grupo Corpo utilizaram as redes sociais para se despedir da arquiteta, designer e figurinista Freusa Zechmeister. Ela morreu neste sábado (7 de dezembro), aos 83 anos. A profissional, nascida na cidade de Patos Minas, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, havia sido diagnosticada com câncer no pâncreas, o que teria causado a sua morte. O sepultamento está marcado para este domingo (8), às 14h, no Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Belo Horizonte.
"Uma arquiteta e figurinista cujo legado é indiscutível, uma verdadeira gênia. Mas, para mim, ela sempre foi muito mais do que isso. Ela era minha amiga de verdade. Dessas que ligam quase todas as noites, só para saber como eu estava, perguntar da minha família e conversar sobre a vida, sem pressa e com muito amor", escreveu a designer de moda Gabriela Junqueira, que faz parte da equipe de produção do Grupo Corpo, em seu perfil no Instagram.
Outra homenagem foi feita pela arquiteta e urbanista Ângela Roldão. "Foi quem colocou primeiro Minas Gerais no calendário de arquitetos de interiores do Brasil. A melhor figurinista de ballet do mundo (no meu ponto de vista). Reinou no grupo Corpo e em outras companhias pelo mundo. Minuciosa, criteriosa e exigente. (...) Era mesmo perfeccionista. Uma grande dama!", escreveu em sua rede social.
Freusa Zechmeister
Freusa Zechmeister se formou em arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais em 1964. Ela se notabilizou por obras diversas, entre edificações comerciais e design de residências. Outro ponto marcante na trajetória de Zechmeister foi o projeto de reutilização de materiais de demolição e reuso desenvolvido por ela durante a década de 1990. A profissional esteve à frente da restauração da Casa Bonomi, na capital mineira, e de projetos para artistas como Gilberto Gil e Maitê Proença.
Em 1981 ela começou a exercer o cargo de figurinista do Grupo Corpo. A relação com a companhia iniciou durante uma viagem para a Europa, onde Zechmeister conheceu o produtor cultural Emílio Kalil, codiretor do grupo, que a convidou para ser figurinista da companhia. A artista passou então a assinar os figurinos do Grupo Corpo, com exceção do Santagustin, de 2002, que foi desenvolvido pelo designer Ronaldo Fraga.