Belo Horizonte recebe nesta segunda (20) e terça (21), o seminário BEAGALÊ, reunindo educadores, profissionais de saúde e interessados em leitura e saúde mental. O evento é gratuito e aberto ao público e traz como tema central “Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas: perspectivas sobre a democratização do acesso”.
Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, o seminário contará com mesas redondas, conferências e oficinas ministradas por especialistas. Entre os temas apresentados, "Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas" é conduzida por Galeno Amorim, jornalista e ex-presidente da Biblioteca Nacional e aborda como as bibliotecas podem se tornar espaços inclusivos e socioculturais, especialmente para pessoas com diversas condições de saúde mental.
Programação Diversificada e Oficinas Práticas
Nesta segunda (20), a programação inclui mesa de debate “Arte e inclusão: o fazer artístico e cultural”, com participações de Sandro Boaventura, ator e psicanalista, e Meiry Geraldo, musicoterapeuta. Moderada por Alison Barbosa. A mesa discute como a arte pode promover a saúde mental e inclusão nas bibliotecas. Marina Nogueira, doutora em Ciência da Informação, conduz a oficina "Introdução à Biblioterapia e uso do acervo das bibliotecas públicas".
Na terçça (21), a programação começa às 10h com a mesa de debate "A biblioteca como espaço de cuidado e acolhimento: experiências intersetoriais". Participam Wellington Tibúrcio, da Gerência de Rede de Saúde Mental, e Adriana Pedrosa e Flávio Oliveira, ambos da Secretaria Municipal de Educação. A mediação será de Priscila Miranda, bibliotecária. À tarde, Juliana Morganti, biblioterapeuta certificada pela escola inglesa Book Therapy, ministrará uma oficina focada na saúde mental dos profissionais que atuam nas bibliotecas.
O Seminário BEAGALÊ, criado em 2007, é uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura e visa promover discussões sobre leitura, literatura, livros e bibliotecas. A edição deste ano dialoga com as diretrizes do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte, sancionado em dezembro de 2023. “As ações do seminário possibilitam a democratização do acesso aos bens culturais, valorizando a função social das bibliotecas como espaços inclusivos”, comenta Eliane Parreiras, Secretária de Cultura.
Bárbara Bof, Diretora de Promoção dos Direitos Culturais, destaca a relevância do tema. “Esta edição aborda os impactos da pandemia na saúde mental e como as bibliotecas podem atuar como espaços de cuidado e acolhimento, promovendo a transdisciplinaridade e intersetorialidade entre setores diversos”, afirma. O BEAGALÊ é uma plataforma contínua de formação, capacitação e discussão para profissionais e público em geral, fortalecendo a rede de bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura.
Serviço
O que: 14º Seminário BEAGALÊ
Quando: 20 e 21 de maio (segunda e terça-feira)
Onde: Funarte MG (Rua Januária, 68 – Centro)
Inscrições: Gratuitas pelo Google Forms.