Um menino de 8 anos precisou ser internado após beber um produto de limpeza constituído por soda cáustica dentro da escola, no bairro Palmital, em Lagoa Santa, nessa segunda-feira (12 de agosto). O produto, levado por uma funcionária da unidade, estava dentro de uma embalagem de energético. A criança foi transferida para o Hospital João XXIII, na capital. 

De acordo com o boletim de ocorrência, a professora do menino relatou aos militares que uma funcionária da escola trouxe o produto de limpeza para ela durante o período de aulas. Trata-se de um desincrustante, limpador de sujeiras difíceis de sair, e, por isso, corrosivo ao organismo humano. 

O produto foi inserido dentro de uma garrafa de energético e a professora, conforme seu relato, guardou o item atrás de sua mochila. Os alunos, no entanto, encontraram a soda cáustica, sem saber do que se tratava. Um colega ofereceu ao menino, de 8 anos, como se fosse bebida. 

Assim que a criança ingeriu o produto de limpeza, ela começou a vomitar e foi levada por funcionários da escola até a UPA Palmital, mais próxima. Como, mesmo assim, o menino apresentou piora, o médico do posto pediu a transferência do paciente para um hospital para atendimento completo. 

Ainda segundo as informações da Polícia Militar, o pai do menino só foi acionado pela escola quando houve necessidade de transferência hospitalar. Primeiro, a criança foi levada para a Santa Casa de Lagoa Santa e, depois, transferida para o João XXIII. 

A direção da escola informou, no boletim de ocorrência, que está prestando "todo o apoio" ao aluno e aos familiares.

Secretaria de Educação da cidade vai apurar o caso

A Secretaria Municipal de Lagoa Santa informou que tomou ciência da situação na tarde de segunda-feira e que vai apurar o ocorrido dentro da escola. "O aluno foi levado ao hospital acompanhado pelo pai, a diretora escolar e a professora. Uma sindicância será aberta para apurar como esse produto foi parar em sala de aula, por não se tratar de um produto de uso da unidade escolar. A Secretaria e a Escola acompanham de perto o caso e prestam o apoio necessário nesse momento", disse por meio de nota.

O que diz a Polícia Civil? 

"A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apura os fatos que envolveram uma criança, de oito anos, ocorrido em unidade escolar nessa segunda-feira (12/8), em Lagoa Santa. Após os fatos, a vítima foi encaminhada ao hospital para o devido atendimento médico. Outras informações poderão ser repassadas à imprensa em momento oportuno."