A Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, anunciou que vai descontinuar o projeto de construção do Hospital Libertas, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. A nova unidade de saúde foi anunciada em 2020,com previsão, na época, de um investimento de R$ 250 milhões.

Segundo a entidade, a decisão se baseou em uma revisão do planejamento estratégico da instituição, que agora priorizará ações voltadas para a sustentabilidade e a manutenção da qualidade dos serviços de saúde oferecidos. O objetivo é concentrar esforços nas regiões onde a fundação já atua, sobretudo no Vale do Aço.

Ainda de acordo com a instituição, a reorientação estratégica ainda leva em conta o cenário econômico nacional e do segmento de saúde, além da necessidade de direcionar recursos para iniciativas com maior impacto nos usuários dos serviços. “Dessa forma, serão priorizadas ações que otimizem processos, ampliem parcerias locais e promovam o acesso a soluções em saúde de forma sustentável e eficiente”, destacou a fundação.

Assim, o imóvel que abrigou por muitos anos a sede da Usiminas, na Pampulha, está disponível para venda ou arrendamento.

Entenda

A Fundação São Francisco Xavier anunciou, em 2021, que o novo hospital da entidade geraria 2 mil empregos diretos e indiretos. Estavam previstos 380 leitos para atendimentos de alta e média complexidade, incluindo suporte de urgência e emergência. Inicialmente, entretanto, seriam abertos 140 leitos. 

Na época, o presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Junior, destacou a satisfação com o empreendimento. 

“Estamos vivenciando um momento em que todas as atenções estão voltadas para a saúde, que é o nosso bem maior. É com muita satisfação que anunciamos o nosso projeto de instalação do novo hospital, que recebeu o nome Libertas, e de consolidação do nosso plano de saúde - Usisaúde. Com certeza, são iniciativas importantes para contribuir para uma assistência à saúde de qualidade e humanizada, que são o nosso foco principal”, declarou.