Debaixo de um sol escaldante,  candidatos "adiantadinhos" do Enem chegaram à PUC Minas do bairro Coração Eucaristico, na região Noroeste de Belo Horizonte, com mais de duas horas de antecedência:  alguns por precaução e para não ficarem presos no trânsito,  outros porque o relógio do celular adiantou em uma hora por conta do horário de verão que não teve neste ano (leia mais aqui).

O estudante Gabriel Bertolini,  de 17 anos, conta que foi uma confusão de manhã na casa dele,  no bairro Carlos Prates,  na região Oeste da capital. "Levei um susto,  tanto eu quanto os meus pais. Acordei 8h30 e meus pais disseram: 'Gabriel, já são 9h30'. No meu relógio era 8h30. Acabou que almocei bem mais cedo e vim para a PUC, mas os portões só vão abrir meio dia e o sol está muito quente", disse.

 

Os portões do estacionamento foram abertos 11h20 e as sombras das árvores foram disputadas. 

Tereza de Castro,  também de 17, chegou no local de provas às 10h45. Ela mora no Santa Efigênia, na região Centro-sul,  e a mãe dela, que não tem o costume de dirigir na região Noroeste, fez o reconhecimento do trajeto de carro, um dia antes.

 

Correção ao vivo da prova do Enem 2019 com Imaginie e O TEMPO neste domingo

Também na PUC, pessoas da mesma família foram fazer o Enem. Veja a entrevista:


Gabarito do Enem 2019 extraoficial: veja quantas questões acertou na prova