IRREGULARES?

Ipem-SP fiscaliza garagens da empresa de ônibus de acidente com corintianos

Órgão está realizando diligências na cidade de Jacareí, em São Paulo, para verificar irregularidades em ônibus da companhia

Por Isabela Abalen
Publicado em 22 de agosto de 2023 | 13:38
 
 
 
normal

Uma equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) está realizando diligências em garagens da empresa responsável pelo ônibus envolvido no acidente que matou sete corintianos e feriu outros 36 na BR-381, na Grande BH, na tarde desta terça-feira (22 de agosto). A empresa pertence ao motorista do veículo, que tem 31 multas vencidas

De acordo com o Ipem-SP, o objetivo é verificar se, assim como o ônibus do acidente com a torcida do Corinthians, os demais veículos da empresa também estão com o tacógrafo vencido. As diligências estão ocorrendo em endereços da empresa cadastrados no sistema do Ipem, todos em Jacareí (SP). “Todos (os endereços) eram residências. Ainda não foi encontrado nenhum ônibus ou van nos locais”, informou o órgão por meio de nota. 

O ônibus da empresa do motorista, usado para fazer a viagem dos corintianos, tem 31 multas vencidas no sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF). As infrações são de 2019 até março de 2023, e, juntas, valem R$ 4.196,75. 

De acordo com o sistema de consulta do governo, o veículo foi multado oito vezes por excesso de velocidade, uma delas ainda em janeiro deste ano. O ônibus também recebeu autuações por estacionamento indevido, condução fora da faixa ou em local proibido e não identificação do motorista infrator. Essa última se repetiu quatro vezes e rendeu a multa mais cara, de R$ 260,32. 

Além disso, o ônibus que transportava a torcida do Corinthians estava irregular, sem registro, sem autorização para realizar viagem interestadual de passageiros e com tacógrafo vencido, isto é, a velocidade e a distância percorrida em função do tempo não foram registradas - o que pode impactar a perícia. 

reportagem de O TEMPO esteve no local do acidente na BR-381 e também na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itatiaiuçu, para onde o veículo foi levado. O ônibus estava com parte da estrutura enferrujada e os pneus desgastados. Em um deles, havia um rasgo. Agora, caberá à perícia determinar se essas condições eram pré-existentes. 

Polícia Civil abriu inquérito

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, foi aberto inquérito para investigar as causas e as circunstâncias do acidente com os corintianos. Eles serão ouvidos nos próximos dias. O órgão afirmou ainda que nenhuma linha investigativa foi descartada até o momento, e que aguarda a confecção dos laudos periciais para esclarecer a dinâmica dos fatos. A investigação será conduzida pela Delegacia de Polícia Civil em Brumadinho. 

O que diz o Ipem-SP na íntegra?

"A equipe de fiscalização está realizando diligências na cidade de Jacareí no intuito de localizar a empresa proprietária do ônibus que se envolveu no acidente em Minas Gerais que vitimou alguns torcedores do Corinthians, a intenção é verificar se a empresa possui mais algum veículo com o cronotacógrafo vencido.

Até o momento a equipe esteve nos endereços cadastrados no sistema. Todos eram residências. E também não foi encontrada nenhum ônibus ou van nos locais."

O acidente

O ônibus voltava para Taubaté, em São Paulo, após a partida de futebol entre o Corinthians e o Cruzeiro no Mineirão na noite de sábado (19). Os torcedores sobreviventes contaram à equipe de resgate que, por volta de 2h50, já no trecho do km 525,4 da Fernão Dias, o veículo entrou em uma curva, chocou-se contra o talude e tombou. Veja fotos do acidente clicando AQUI.

Por que aconteceu? 

As investigações estão sendo feitas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Até o momento, a hipótese é que tenha ocorrido um problema no freio do veículo

Quem são as vítimas? 

Os corpos dos corintianos que morreram no acidente foram  encaminhados para São Paulo para o velório. Os custos com os trâmites para translado, sepultamento e enterro das vítimas serão pagos pelo Corinthians.

  1. Allan Luiz Sampaio Aguiar, 31 anos, Pindamonhangaba (SP).
  2. Hamilton Rogério dos Santos, 46 anos, Pindamonhangaba (SP).
  3. Vanderlei Rosielton Henrique Simão, 41 anos, Pindamonhangaba (SP).
  4. José Antônio da Silva, idade não revelada, de Taubaté (SP),
  5. Renan Wellington Barbosa, de Taubaté (SP),
  6. Rodrigo Lacerda de Barros, Taubaté (SP).
  7. Andrey Francisco, 26 anos, São José dos Campos (SP).

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!