TRÂNSITO EM BH

PBH vai instalar novos 90 radares: Antônio Carlos, Amazonas e mais; veja locais

Instalações substituem outros 43 equipamentos que foram retirados no final do ano passado

Por Isabela Abalen
Publicado em 26 de março de 2024 | 13:49
 
 
 
normal

O trânsito de Belo Horizonte vai mudar de ritmo nas próximas semanas. A prefeitura confirmou a instalação de 90 novos radares na capital, que funcionam como detectores de excesso de velocidade, avanço de semáforo, conversão proibida e invasão da faixa de ônibus.

O Executivo municipal não informou todos os locais que irão receber os radares, mas confirmou que as vias abaixo estão na lista. Os equipamentos vão ocupar espaços vazios após a retirada de 43 radares no final do ano passado pelo fim do contrato com a empresa fornecedora. 

  • Afonso Pena,
  • Cristiano Machado,
  • Pedro I,
  • Amazonas
  • e Antônio Carlos 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), neste momento, as equipes estão preparando os locais para a instalação dos radares. “Estão sendo implantadas as estruturas e a sinalização viária necessária. Também são realizadas as aferições do INMETRO nos equipamentos”, afirmou.

Antes do acionamento dos dispositivos no trânsito da capital, o Executivo garante que serão implantadas faixas de pano sinalizando os radares. “Os equipamentos de fiscalização eletrônica são fundamentais para garantir a segurança viária na capital, salvando vidas, e também a priorização do transporte coletivo nas faixas exclusivas”, diz a PBH por meio de nota. 

Novos radares substituem equipamentos que foram retirados

Na segunda quinzena de novembro de 2023, a Prefeitura de BH retirou 43 radares de funcionamento. Entre os locais que ficaram sem fiscalização eletrônica, estão vias importantes da capital, como a avenida Amazonas, Teresa Cristina e Cristiano Machado.

Antes da retirada dos últimos dispositivos, Belo Horizonte tinha 399 equipamentos, a maioria como controlador de velocidade (116, isto é, 29%). Ao todo, 359 locais da cidade contavam com fiscalização eletrônica, uma vez que mais de um radar pode ser colocado em um mesmo local. 

Queda da violência no trânsito 

De acordo com dados da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), em dez anos, o número de vítimas de acidentes de trânsito caiu 37% em BH — de 21.774 registros em 2011 para 13.621 em  2021. As mortes no trânsito também diminuíram de 217 vítimas para 113 — uma queda de 48% em uma década. 

Os números são inversamente proporcionais ao aumento de radares e multas. A prefeitura de BH informou que, só de agosto de 2022 até agosto de 2023, o número de multas de trânsito cresceu 80% — de 53.313 para 100.153. Os dados não foram atualizados para 2024. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!