A indústria da cerveja é um dos motores da economia de Santa Catarina. Em dez anos, o território catarinense aumentou em cerca de 15 vezes o total de estabelecimentos. Os dados são do Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no ano passado, com referência a 2023. O setor é destaque na economia do estado, gerando empregabilidade, investimentos e arrecadação de impostos. 

Santa Catarina também vem ganhando protagonismo em uma das etapas mais estratégicas da cadeia cervejeira: a produção de lúpulo - ingrediente essencial na composição da bebida. Na safra 2022/2023, liderou a colheita nacional, com mais de 21 toneladas em 34 hectares cultivados, conforme a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo).

Os números ganham maior dimensão porque o estado catarinense não figura entre os estados mais populosos do Brasil, e tem uma das menores áreas de extensão. No entanto, a região se consolidou como um dos principais polos de cerveja, bebida que movimenta a economia local, tanto pela produção quanto pelo turismo.

O podcast MALTE, MERCADO & TRADIÇÃO destaca como a indústria cervejeira contribui para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. 

O podcast tem produção e apresentação de Nubya Oliveira e edição de Rodrigo Faria.