A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque, informou nesta quarta-feira (4/9) aos seus acionistas, e ao mercado em geral que, a agência de classificação de riscos Moody’s Local Brasil (“Moody’s”) elevou o rating corporativo da empresa e das suas subsidiárias Cemig Distribuição S.A. e Cemig Geração e Transmissão S.A. na escala nacional, passando de “AA+” para “AAA”, com perspectiva estável. Assim, a agência garante mais retorno aos investidores nas ações da empresa.

Desta forma, a companhia passa a ser classificada como “AAA”, por duas das principais agências de rating, Moody’s e Fitch, sendo que esta última já havia realizado a elevação em outubro de 2024. 

"O upgrade incorpora a expectativa da Moody’s de que a Cemig continuará com uma gestão financeira prudente, buscando um perfil de liquidez alongado e manutenção de uma geração de caixa operacional estável e previs&í;vel.  Esta ação também reflete a contínua melhora do seu perfil de liquidez, sustentada por uma política financeira que vem se mostrando conservadora, combinada com métricas de crédito adequadas", informou a Cemig em comunicado ao mercado.  

"A Companhia reforça seu compromisso em otimizâ-la sua liquidez e a sua estrutura de capital, através do alongamento do prazo médio de sua dívida, da gestão estratégica de passivos e gestão eficiente do custo de capital.", completou a nota.