O ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, morreu nesta quinta-feira (4/9) aos 84 anos. O falecimento foi comunicado pela entidade, que foi presidida por ele durante 16 anos, entre 2005 e 2021. Ele fazia tratamento de câncer e sofreu um infarto nos últimos dias, mas não se sabe se estes fatores causaram o óbito.   

Simões também foi presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Minas Gerais entre 2006 e 2010. Em nota, o Sistema Faemg Senar lamentou a morte e afirmou que a história de Roberto Simões se confunde com a agropecuária. De acordo com a entidade, o ex-presidente deixa marcas permanentes na transformação do setor e dos sindicatos rurais. 

“A trajetória do Roberto Simões é um exemplo de trabalho incansável, visão estratégica e compromisso com os produtores rurais. Ele deixa um legado de conquistas, de fortalecimento institucional e de modernização do setor e se torna uma parte inseparável da história de evolução do agro em Minas e no Brasil. Graças a ele, avançamos muito no campo e na representatividade da nossa classe. Só alguém com essa visão, competência e dedicação seria capaz de acompanhar e impulsionar tantas transformações que acontecem diariamente em cada propriedade rural”, lamentou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Roberto Simões é natural de Paraopeba, na região Central de Minas Gerais. Ele deixa esposa e três filhos. Formado em Engenharia Agronômica e mestre em Economia Rural, Simões trabalhou nos governos estadual e federal. Também foi superintendente do Senar Minas antes de chegar à presidência da Faemg em 2005. 

Em 2017, Simões foi eleito primeiro vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). No Sebrae, foi eleito em 2006 e trabalhou para elevar o número de empresas formalizadas em Minas. Foi reeleito em 2008 e encerrou o mandato em 2010, quando assumiu a presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae - cargo que ocupou em 2007, 2010, 2019 e 2022. 

Em nota, o Sebrae lamentou o falecimento. "Ao longo de suas gestões, ele contribuiu de forma expressiva para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer os pequenos negócios dos 853 municípios mineiros, além de elevar o propósito do Sebrae Minas de Impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. Neste momento de tristeza, nosso reconhecimento e nossa gratidão a Roberto Simões, e nossas manifestações de profundo sentimento à família e aos amigos", diz texto publicado.