Inovação

Confira 10 grandes empresas que usam a inteligência artificial e lucram com ela

Pesquisa diz que 41% das companhias do Brasil já usam a tecnologia da IA, incluindo gigantes como MRV, Netflix, Itaú e Bradesco


Publicado em 10 de julho de 2023 | 06:00
 
 
 
normal

Uma pesquisa recente encomendada pela IBM, com dados de 2022, revelou que 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente a inteligência artificial (IA) em alguns setores. Na América Latina, a tecnologia é usada pelas companhias principalmente para detecção de segurança/ameaças (44%), atendimento eletrônico aos clientes (44%) e marketing e vendas (30%).

Uma das grandes empresas que usam a inteligência artificial em muitas áreas no Brasil é a construtora MRV Engenharia. A tecnologia está presente desde o atendimento ao consumidor até o processo de compras de materiais. Para o consumidor, a experiência com a IA começa quando ele entra no site, se interessa por um imóvel e clica no botão “chat 24 horas”. 

“Quando ele clica lá no chat 24 horas, ele começa uma conversa com a MRV através do chatbot chamado MIA, usando essa tecnologia. E aí a gente interpreta qual é o interesse de compra, quem é o cliente, qual o contato dele e encaminha para o próximo estágio, que é o crédito. Se ele quiser continuar o atendimento com o chatbot, nós também vamos fazer toda a parte de coleta de documentação para enviar para a Caixa aprovar o crédito para ele. Nós recebemos cerca de 5 mil contatos desse por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. É muita gente que entra em contato conosco”, explica Reinaldo Ferreira Sima, diretor de Tecnologia da Informação e Transformação Digital da MRV.

Com o chatbot atendendo os interessados em comprar imóveis, a MRV consegue manter uma central de atendimento com estrutura mais enxuta e menos atendentes. E a estratégia deu certo. Com o sistema eletrônico, a porcentagem de pessoas que passam para a próxima fase do atendimento inicial dobrou, passando de 30% para 60%, segundo a MRV. A empresa identificou que os interessados preferem ser atendidos pelos robôs do que por humanos pela agilidade e outros motivos. 

E se por um lado a empresa diminuiu o número de profissionais na área de atendimento, por outro ampliou o setor de tecnologia, com mais especialistas em inteligência artificial. E parte da equipe de atendimento foi deslocada para dar apoio na nova área.

“Para as pessoas que estavam lá, a gente conseguiu dar um significado muito interessante. Os profissionais que operavam esse processo hoje são os que nos ajudam a treinar o bot. Nós estamos colocando a inteligência artificial para automatizar e melhorar aquilo que é repetitivo”, afirma Sima. 

O pós-venda também melhorou com a inteligência artificial, com atendimento 24 horas. “O cliente pode tirar dúvidas, solicitar boletos, segunda via, pode ver extrato e perguntar sobre a evolução da obra. Tem uma série de serviços que a gente oferece”, diz o diretor de TI.  

Mas a construtora também consegue usar a inteligência artificial para vários outros processos dentro da empresa. Nas compras de materiais de construção, a tecnologia permite que a MRV tenha rapidamente um relatório com os locais onde conseguiu melhores preços no país e os períodos do ano em que os valores ficam mais atrativos. Tudo isso ajuda a reduzir custos e a melhorar a gestão dos recursos.  
 
Confira abaixo outras grandes empresas que já implementaram a inteligência artificial e alguns exemplos de como a tecnologia é usada:

Bradesco

A BIA é a inteligência artificial do Bradesco e funciona como uma assistente pessoal para os clientes. Ela permite a execução de atividades como transferências e pagamentos usando a identificação por voz, por exemplo. A BIA é amplamente treinada e pode responder cerca de 300 mil perguntas por mês, com uma taxa de precisão de 95%. 

Netflix

O Netflix usa a inteligência artificial para montar as recomendações de filmes e séries para cada cliente, por meio dos algoritmos. Usando como base as pesquisas de cada usuário, são oferecidas automaticamente a ele opções de vídeo que possam interessá-lo. Ou seja, a interface do Netflix é diferente para cada pessoa. 

Uber

A Uber usa a inteligência artificial em um chatbot, que responde a 30 mil mensagens por semana, com índice de satisfação maior que 95%, segundo a empresa. Em alguns países, o robô responde as dúvidas dos clientes e ainda interage proativamente com eles.  

Volvo

A Volvo usa uma ferramenta de inteligência artificial para prever a demanda pelos veículos da marca, o que ajuda no controle de estoque e a reduzir o capital de giro. Além disso, a empresa já utiliza um outro sistema robótico de IA para fazer inspeções rápidas nos veículos, verificando itens como pneus e motor e que é capaz até de verificar vazamentos de óleo.

Hering

A Hering usa a inteligência artificial para monitorar as vendas de roupas e definir em quais locais irá abrir mais lojas. 

Amazon

A Amazon usa a inteligência artificial para que os algoritmos indiquem os produtos mais desejados para o cliente, tendo como base pesquisas feitas por ele na internet. Mas a empresa usa a IA em quase todos os setores. A Alexa, por exemplo, é uma assistente virtual que auxilia na execução de tarefas, no compartilhamento de informações e notícias sobre os assuntos que interessam ao usuário.

Itaú

O Itaú usa ferramentas de inteligência artificial em diversas áreas. Na parte jurídica do banco, por exemplo, a IA é usada para leitura de cerca de 70 mil processos por mês. O sistema consegue identificar se a sentença foi favorável ou não e o motivo para tal decisão. Assim, o Itaú ganha tempo para agir antecipadamente e não perder prazos, reduzindo muito os custos. 

Alibaba

A gigante chinesa usa algoritmos baseados em inteligência artificial para recomendar produtos aos compradores, além de também manter um chatbot capaz de suprir 90% das solicitações dos clientes, segundo a empresa. 

Google

O buscador do Google usa a inteligência artificial para recomendações e ranqueamento de sites, entre várias outras utilizações. O Google Assistente, o Google Maps, o Gmail e o Google Fotos também usam IA.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!