Neste sábado (9), a AM Galeria de Arte inaugura a exposição “Silênciluz”, primeira mostra individual do artista Andrey Rossi, que apresenta 22 obras inéditas que refletem sobre a relação entre luz e silêncio por meio de paisagens e naturezas-mortas, em um misto de instantes de quietude e nostalgia, inspiradas na precisão dos pintores-viajantes de séculos passados. Com curadoria de Guilherme Bueno, mostra fica em cartaz até o dia 30 de novembro.

A série apresentada começou a ser feita no início da pandemia da Covid-19, uma fase aguda da crise sanitária, quando não se sabia muito bem a dimensão do problema que enfrentado e medidas radicais, como o isolamento social, eram indicadas. Foi nessa época que o artista, nascido em Porto Ferreira, no interior de São Paulo, e criado em contato com a natureza, sentiu despertar em si o desejo de representar paisagens que evocassem paisagens naturais. Ou melhor, paisagens que habitam Rossi, que explora, nesses trabalhos, o conceito de “arquitetura imaginária”, dando formas a seu próprio universo íntimo – e, portanto, abstrato.

Pintura de Andrey Rossi
Pintura de Andrey Rossi 

Mas, ainda que surja em um momento muito específico, a partir de uma experiência individual e coletiva de confinamento, “Silênciluz” dialoga com a pesquisa que Andrey Rossi desenvolve ao longo de anos, centrada na pintura e no desenho. Nas obras apresentadas, ele recorre principalmente ao suporte da pintura em papel, acompanhadas de textos, descritos por ele como devaneios sobre lugares imaginários.

Aliás, a pintura, especialmente a óleo, é presente na história do artista desde os dez anos de idade. Posteriormente, ele se especializou na obra, se graduando em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e com mestrado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atualmente está no doutorado em Artes Visuais pela mesma instituição.

SERVIÇO:
O quê. “Silênciluz”, primeira mostra individual do artista Andrey Rossi
Quando. A partir deste sábado (9). Até 30 de novembro. Visitação de 11h às 16h
Onde. AM Galeria de Arte - Arte Contemporânea (rua do Ouro, 136, Serra)
Quanto. Gratuito