O ser humano não precisa usar o corpo para meditar. Precisa aprender a pensar melhor, agir melhor e sentir melhor. Quando consegue isso, a qualidade das respostas que procura para suas perguntas existenciais começa a fazer sentido.
Essa é a proposta da raja ioga, um tipo de meditação proposto pela Brahma Kumaris, organização que apoia a cultura de uma profunda consciência coletiva de paz e dignidade individual de cada ser e que ganhou espaço, poder e respeito em todo o mundo, atraindo pessoas em busca de autotransformação.
Presente em 110 países de todos os continentes, a Brahma Kumaris foi criada em 1937, em Mount Abu, na Índia, e neste ano completa 40 anos de atividades o Brasil.
“A raja ioga é uma meditação sem rituais ou mantras e pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer momento. É realizada com os olhos abertos, o que torna esse método flexível, simples e fácil. Meditação é um estado em que se permanece além da consciência do dia a dia, a partir de onde começa o fortalecimento espiritual”, explica Patrícia Carvalho, coordenadora da Brahma Kumaris em Belo Horizonte.
Essa consciência espiritual dá ao praticante o poder para escolher pensamentos bons e positivos no lugar dos negativos e inúteis. “Começamos a responder às situações, em vez de reagir a elas, e a viver em harmonia. Criamos relacionamentos melhores, mais felizes e saudáveis e mudamos nossas vidas de uma forma mais positiva”, diz Patrícia.
Essa prática é indicada para quem deseja sair do “piloto automático em que vive a mente”. É o que afirma Marli Medeiros, também coordenadora da Brahma Kumaris em Belo Horizonte.
Quando praticada regularmente, a meditação traz vários benefícios, como o combate ao estresse, o alívio da ansiedade, a melhora da qualidade do sono e da concentração, o relaxamento físico e mental, e ajuda a lidar com sentimentos como frustração, medo e raiva.
“O grande objetivo é fazer com que a pessoa entre em contato com ela mesma, abrindo um espaço para que possa parar, respirar e entender que existe um mundo de emoções e pensamentos dentro dela. Assim, conseguirá sentir e organizar seu mundo mental e emocional, restabelecendo o equilíbrio e a conexão com quem ela realmente é”, ensina Marli.
Por meio da meditação raja ioga, o indivíduo pode abandonar velhos padrões de influência e recriar-se para ser como quer ser. Essa antiga prática de meditação traz domínio sobre os poderes naturais e treina a mente para que seja sua amiga.
“Desperdiçamos recursos, palavras, energia e tempo até que paramos e refletimos sobre o que é importante em nossa vida. Quando nos agarramos às nossas percepções, a mente se encolhe e sufoca qualquer poder para amar. Nesse estado, a alma não consegue ter mais energia para lidar com as situações, e todos perdem. No entanto, quando cancelamos aqueles padrões mentais e nos permitimos conhecer a paz profunda da alma, mudanças milagrosas podem acontecer para melhor”, propõe Patrícia.
Pensando na comodidade das pessoas que querem meditar e não encontram tempo, a Brahma Kumaris oferece cursos gratuitos de meditação em sua sede, em Belo Horizonte, às segundas e quartas-feiras, e um curso voltado para crianças de 7 a 11 anos. No Portal da Paz, na serra do Cipó, acontecem retiros espirituais e meditações.
Ensino virtual chega a todos os interessados
A Brahma Kumaris percebeu, ao longo desses 40 anos no Brasil, que muitas pessoas desejavam praticar a raja ioga, mas moravam em locais onde não havia uma sede.
“Criamos o centro virtual, que ensina a meditação a distância. Esse curso oferece um entendimento lógico e prático do relacionamento entre o espírito e a matéria, bem como a compreensão da interação entre as almas, Deus e o mundo material”, comenta Patrícia Carvalho, coordenadora da Brahma Kumaris em Belo Horizonte.
Basta que a pessoa entre no site da organização, faça seu cadastro e siga os passos sugeridos.
“O corpo é o instrumento que a alma se utiliza para se expressar. É dessa interação que resulta o que chamamos ‘ser vivo’”, afirma Patrícia. Ela explica que a alma atua por meio do corpo. A partir daí, diz, as perguntas e respostas começam a fazer sentido. “Os resultados começam a nos fazer mais felizes, a harmonia nos relacionamentos começa a acontecer naturalmente, e as verdadeiras transformações se tornam possíveis”, ensina Patrícia.
A raja ioga
Ensina a dar um passo para trás e a observar a vida, respirar de forma calma, tranquilizar as reações e dar um passo adiante livre das opiniões alheias;
Libera o poder para se responder às situações com amor;
Cancela velhos padrões mentais, trazendo a paz profunda da alma e mudanças milagrosas;
Treina a mente para que ela seja sua aliada;
Libera velhos padrões de influência;
Conscientiza sobre os padrões de pensamento e dá condição de gerenciá-los.
SERVIÇO: Informações pelo site ou pelo telefone (31) 3371-9802.