Foi durante as gravações da novela “O Clone” (2001), reprisada atualmente na TV Globo, que a coreógrafa e terapeuta mineira Iriane Martins teve o seu primeiro contato com a sensualidade minimalista. Na época, ela integrou o núcleo muçulmano da trama, participou de cenas de dança do ventre e, segundo ela, ficou encantada pelas oficinas de construção de personagens que trabalharam a expressão corporal por meio de uma “sensualidade descomplicada, natural e sofisticada”, explica ela. Assim foi criado o método, desenvolvido pela mineira, composto por técnicas de expressão corporal, práticas terapêuticas e sensual branding.
Iriane Martins ainda esclarece que as estratégias usadas, inclusive na preparação de atrizes para impulsionar a sensualidade, objetivam o desenvolvimento da mulher em suas relações pessoais e também em seus negócios. “Assim, fortalecemos a autoconfiança e o autoconhecimento, assim as mulheres se conectam mais consigo mesmas e se sentem preparadas para diversas situações”, esclarece. Apesar do nome, a sensualidade minimalista não entra diretamente no universo sexual, “mas a tendência natural é dar um ‘up’ nas relações a partir do momento em que os movimentos femininos ficam muito mais graciosos e sinuosos”. “De forma intuitiva, a mulher vai se soltando mais e buscando novas formas de experimentar sua sexualidade”, disse.
Iriane cita, como exemplo, mulheres recém-separadas que ainda se sentem desconfortáveis ao voltar para o ambiente da paquera. “Elas se sentem desatualizadas e relatam que é como se tivessem esquecido como serem sensuais e femininas. A técnica ajuda a aceitar sua nova condição com mais leveza e a reencontrar a movimentação e sensações que traduzem em seu corpo a sensualidade”, exemplifica.
No âmbito profissional, o procedimento ajuda mulheres a colocarem sua essência em seus negócios e a tornarem seus serviços mais humanizados. A fisioterapeuta Rafaela Garcia, aluna de Iriane há pouco mais de um ano, conta que tem ficado mais segura com o conjunto de técnicas também para o seu negócio. “O método é focado no autoconhecimento. Fiquei mais segura, mais feminina e consegui vender mais e cativar e fidelizar mais o cliente com essa sensualidade minimalista. Nós compramos o que nos seduz”, acredita.
Metodologia. Já nas sessões, que são feitas individualmente ou em grupo, Iriane pontua que no mesmo dia já é perceptível algumas mudanças. “No nível individual, o processo é mais aprofundado e na terceira sessão já notamos muita diferença”, disse. O método envolve exercícios respiratórios, movimentos ondulatórios de mãos, movimentos de quadril associados a uma meditação guiada.
Sobre a sensualidade minimalista:
No campo pessoal
. Encontrar seu ritmo interior
. Ter movimentos mais elegantes
. A se valorizar
. Dominar sua sensualidade naturalmente
. Ter mais autoestima
. Se aceitar
. Associar sua essência com a sensualidade
. Ter mais autocontrole nos relacionamentos
. Extrair seu melhor
. Se expressar melhor de forma não verbal
Nos negócios
. Tornar seu negócio magnético
. Tirar negócios do papel
. Imprimir sua essência nos negócios
. Ser mais autoconfiante
. Utilizar a força de sua presença no âmbito profissional
. Trabalhar o sensual branding
. Potencializar seus pontos fortes