Turbulência

Disputa interna no PT para vaga de vice de Kalil tem ‘fogo amigo’

Uma corrente do partido está fazendo de tudo para minar um dos nomes colocados, o do deputado estadual André Quintão

Por Marcelo Machado
Publicado em 23 de maio de 2022 | 06:27
 
 
Lula, Quintão e Kalil Foto: NELSON ALMEIDA/AFP, ALMG / DIVULGACAO e FLAVIO TAVARES / O TEMPO – 15.11.2020

Superadas as barreiras para a consolidação da aliança PSD e PT em Minas em torno das candidaturas de Alexandre Kalil (PSD) ao governo estadual e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, outra turbulência vem à tona: a disputa no PT para a definição do nome de quem será o vice de Kalil na chapa. Uma corrente do partido está fazendo de tudo para minar um dos nomes colocados, o do deputado estadual André Quintão (PT).

Essa ala aceita qualquer nome, até mesmo, em último caso, o do medalhão Virgílio Guimarães – menos o de Quintão. Isto porque o deputado foi apontado como o preferido justamente por Kalil. “(A rejeição ao nome de Quintão) Não é por ele, é pelo fato de o Kalil o ter escolhido. E quem deve escolher é o PT”, diz uma fonte ouvida pela coluna Aparte.

A birra no PT, portanto, é motivada pelos contornos que marcaram a aliança entre as partes até aqui. Ao longo das negociações, o partido precisou se submeter às vontades do PSD e, no fim, para viabilizar a composição, teve de abrir mão da candidatura de Reginaldo Lopes ao Senado, deixando o caminho aberto para Alexandre Silveira (PSD) buscar a reeleição. Restou ao PT o posto de vice na chapa de Kalil. E, agora, uma ala do partido se recusa a aceitar o que seria mais “um capricho” do ex-prefeito, isto é, ter André Quintão como vice – o que é visto como uma escolha de Kalil, portanto. Na reunião que selou a aliança, em São Paulo, no dia 13, inclusive, Lula, ao ouvir a indicação de Kalil, ponderou que caberá ao PT, em decisão interna, escolher quem será o indicado.

Leia também:
‘Não acredito que tenha veto’, afirma Silveira sobre decisão de vice na chapa
‘Paulo Guedes saiu de Chicago e desceu direto para a Faria Lima’, diz Silveira
Alexandre Silveira garante que ‘não’ cogitou ser líder de governo no Senado

Silveira nega ‘puxada de tapete’ no deputado petista Reginaldo Lopes
Alexandre Silveira diz que vai dividir palanque com Lula em Minas

Estratégia

Para desgastar a imagem de Quintão, essa corrente do PT bate até na tecla de que ele ocupou a secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social na gestão do governador Fernando Pimentel, em 2015/2016. Querem colar nele a imagem de Pimentel, que não se reelegeu em 2018 e é tido internamente como uma pedra no sapato de qualquer candidato.

Além de Quintão e Virgílio, as outras alternativas postas até aqui são o deputado federal Reginaldo Lopes e o presidente da legenda em Minas Cristiano Silveira, que não estariam interessadas na vaga. Lopes prefere se reeleger deputado federal para ficar em Brasília, sendo ponte entre o governo federal e Minas. Já o desinteresse de Silveira ainda não tem uma explicação.

O fato é que segundo a fonte ouvida pela coluna, o debate interno no PT “vai demorar um tempo” e promete ter “muita pernada”.