O Itamaraty confirmou na tarde deste domingo (8) o desaparecimento de mais um brasileiro que participava de um festival de música eletrônica em uma área de conflito entre Israel e o Hamas. O evento ocorria no distrito sul de Israel, a menos de 20 km da Faixa de Gaza. Com isso, sobe para três o número de pessoas do Brasil que ainda não foram localizadas após o ataque no final da madrugada desse sábado (7). Um quarto homem também participante da festa, está hospitalizado.
De acordo com o Ministério das Relações Internacionais, todos eles são binacionais, ou seja, têm cidadania brasileira e israelense. Nenhum até agora teve o nome divulgado. Os dados foram contabilizados após o ataque terrorista do grupo extremista armado Hamas, que governa a Faixa de Gaza, ao território de Israel, com retaliação israelense, com registro de mais de mil mortos. Não há registros de cidadãos do Brasil entre eles.
Ainda no sábado, o Itamaraty informou que mantém contato com cerca de 90 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza ou nas cidades de Israel na zona de conflito entre israelenses e palestinos. Números de telefone dos plantões consulares foram disponibilizados para que brasileiros possam entrar em contato em casos de emergência. Estima-se que 14 mil brasileiros vivem em Israel, e outros 6 mil, na Palestina. Há também muitos turistas em Jerusalém. O órgão também prepara um plano de repatriação dessas pessoas sem bilhertes de voos comerciais interessadas em voltar ao Brasil.