O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, por meio da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramalá, que tem acompanhado a situação das comunidades brasileiras em Israel e Palestina. São estimados 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.

De acordo com o Itamaraty, o Escritório de Representação em Ramalá mantém contato com representantes dos cerca de 30 brasileiros que vivem na Faixa de Gaza. Já a Embaixada em Tel Aviv, acompanha a situação das cerca de 60 pessoas em Ascalão e outras localidades na zona de conflito. Segundo o MRE, um brasileiro foi ferido e outros dois estão desaparecidos em Israel.

Números de telefone foram disponibilizados para que os brasileiros possam contatar os órgãos oficiais no país em caso de emergência. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv atendem pelo +972 (54) 803 5858 e o do Escritório de Representação em Ramala pelo +972 (59) 205 5510 - ambos também pelo Whatsapp. Já o plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.