O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, lançou o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples no início de dezembro. 

O objetivo deles, com a iniciativa, é adotar palavras diretas e compreensíveis nas decisões e na comunicação oficial dos tribunais. Com isso, não especialistas no assunto também podem compreender melhor as decisões, sobretudo em um momento com mais participação dos cidadãos em audiências judiciais e transmissão de julgamentos na internet e pela TV. 

Barroso pediu aos juízes que expliquem o impacto das decisões na vida das pessoas e que os votos sejam mais diretos e objetivos. 

"Com muita frequência, não somos compreendidos. Boa parte das críticas ao Judiciário decorre da incompreensão sobre o que estamos decidindo. E quase tudo que decidimos pode ser explicado em uma linguagem simples, que as pessoas consigam entender. Ainda que para discordar, mas para discordar daquilo que entenderem", afirmou ele em evento na Bahia, em dezembro de 2023.