Resumo

Submarino Titanic: veja o que se sabe sobre a embarcação e o desaparecimento

Embarcação operada pela OceanGate Titan desapareceu durante uma expedição turística para os destroços do Titanic na costa do Canadá

Por O TEMPO
Publicado em 20 de junho de 2023 | 12:15
 
 
 

Equipes das guardas costeiras dos Estados Unidos e do Canadá tentam localizar, no Oceano Atlântico, ao longo da América do Norte, o submarino desaparecido desde domingo (18/06) que realizava uma expedição até os destroços do Titanic. Durante a viagem, a pequena embarcação subaquática, de nome Titan, transportava um grupo de cinco pessoas

Conforme um comunicado divulgado na tarde de segunda-feira (19) pelas autoridades locais, o submarino desaparecido, a 595 km da costa de Newfoundland, no Canadá, tem entre 70 e 96 horas de oxigênio restantes.

Saída da expedição para o Titanic x desaparecimento

A expedição para visitar os destroços do navio naufragado mais famoso do mundo - o Titanic - iniciou na costa de Newfoundland (mapa abaixo), no Canadá, e seguiu por 600 km pelo Oceano Atlântico. 

A descida foi iniciada na manhã de domingo (18/6), e perdeu contato com a superfície menos de duas horas depois, de acordo com as autoridades.

+ Leia tambémSubmarino que visitava Titanic era operado por controle barato de videogame

Expedição para o Titanic exige assinatura de termo sobre 'risco de morte'

Para realizar a expedição até os destroços do Titanic, o  pacote individual, custa US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) e inclui o treinamento necessário para integrar a equipe. 

Em entrevista à rede de televisão americana CBS no início de 2023, o presidente da OceanGate, Stockton Rush, disse que os turistas que pagam pela viagem são apaixonados pela história do Titanic ou pessoas muito ricas.

A viagem dura cerca de 10 dias, sendo os dois primeiros em um barco grande, que leva os passageiros até o local do naufrágio.

Além disso, o submarino leva cerca de 8 horas até atingir a profundidade (3.800 metros) em que estão os destroços do Titanic. Os restos do navio naufragado ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá. 

Na reportagem da CBS, o repórter David Pogue, que foi convidado a realizar a expedição para o Titanic, exibe os termos que precisou assinar antes de embarcar. Nas informações constam que a viagem é feita em "um submersível experimental, que não foi aprovado nem certificado por nenhum órgão regulador e pode resultar em danos físicos, psicológicos, ou morte". Entretanto, não há informações precisas sobre os termos assinados pelos passageiros do submersível que desapareceu.

Quantas pessoas estavam a bordo do submarino desaparecido?

Famílias, amigos e empresas começaram a divulgar os nomes dos cinco passageiros a bordo do submersível “Titan” – que faria uma expedição para visitar os destroços do Titanic e desapareceu no Oceano Atlântico na segunda-feira. Entretanto, a informação ainda não foi confirmada pelas autoridades locais.

Buscas submarino desaparecido Titanic

Para as buscas do submarino desaparecido para o Titanic foram incorporadas aeronaves, boias de sonar e “sonar no navio que está lá fora para ouvir qualquer som que possamos detectar na coluna d’água”, disse o Comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, John Mauger.

O Polar Prince também está auxiliando na busca, disse um co-proprietário. As Forças Armadas do Canadá e a Guarda Costeira dos EUA enviaram aeronaves para a área remota do Atlântico Norte.

Segundo as equipes da Guarda Costeira, a prioridade é localizar a embarcação. Se as tripulações encontrarem a embarcação na água, planos de resgate serão formados, ressaltou Mauger.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!