O vereador eleito por Belo Horizonte, Pedro Rousseff (PT), foi condenado por difamação e injúria contra a pastora Daniela Linhares, vice-presidente da Igreja Batista Getsêmani, devido às declarações que sugeriam que ela estaria ganhando dinheiro público em troca de apoio político por parte do governo Zema. A sentença também prevê pagamento de R$ 3 mil em compensação por danos morais à pastora. Rousseff terá ainda que deletar, em até 48h, as publicações direcionadas a Daniela. O documento foi obtido por O TEMPO.
No vídeo publicado nas redes sociais, Rousseff alegou que “o governo Zema pode estar dando dinheiro público para alguns pastores em troca de apoio político”. A crítica gira em torno de um desenho apresentado na Rede Minas chamado Danizinha Protetora, que foi idealizado por Daniela Linhares. “Essa aqui é a Danizinha Protetora, personagem que o Zema colocou na TV Estatal do Governo de Minas para dar dinheiro para os pastores que apoiam o governo dele”, disparou Rousseff.
De acordo com o petista, ainda, a pastora Daniela Linhares seria “bolsonarista” e que teria participado de atos “anti-democráticos”. “Ela e seu pai são amigos pessoais do Nikolas, do Cleitinho e do próprio Bolsonaro, o pior da política brasileira. Não dá para aceitar o Zema comprar apoio político desses pastores”, completa o vídeo.
A sentença ressalta que houve difamação e injúria visto que “atingiu-se a honra objetiva e subjetiva da promovente ao ser tida como escória da política, utilizado de religião e da igreja para receber dinheiro público de forma ilícita e indevida”. Ainda, a juíza que assina a sentença defendeu que houve repercussão negativa para Daniela Linhares em relação às falas de Pedro Rousseff, tanto na esfera política, quanto no âmbito íntimo.
A reportagem entrou em contato com a pastora Daniela Linhares, que informou que não poderia se manifestar sobre a sentença.
O vereador eleito Pedro Rousseff afirma que é "perseguido judicialmente" pela líder religiosa e que ela abriu vários processos com objetivo de o intimidar. "Mas eu não tenho medo e vocês podem ter certeza que não vou parar de denunciar as falcatruas da extrema direita em BH", declarou.