Apesar de ter sido lançado como pré-candidato à reeleição no fim de fevereiro, o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), ainda não conseguiu se tornar mais conhecido para a maioria do eleitorado da capital. É o que mostra a nova rodada da pesquisa DATATEMPO. Conforme o levantamento, mais da metade da população apta a votar não sabe que ele é o atual prefeito da capital.
Os dados, coletados entre 31 de maio e 3 de junho, revelam que 41,3% dos entrevistados afirmaram saber quem é o chefe do Executivo municipal qual é o nome dele. Na pesquisa anterior, divulgada em abril e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MG-02336/2024, esse índice estava em 39%. Ou seja, o nível de conhecimento do eleitor em relação a Fuad oscilou apenas dentro da margem de erro, que é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar da melhora numérica, Fuad ainda é desconhecido para 58,7% dos eleitores – em abril, o índice era de 61% dos entrevistados, que também se manteve estável dentro da margem de erro.
Apesar da estabilidade no período em que já estava em pré-campanha, quando a comparação é estendida a setembro de 2023, data em que o DATATEMPO começou a fazer a medição e Fuad passou a investir em comunicação, ele teve melhora. Naquela ocasião, 76,8% dos entrevistados não sabiam o nome do prefeito, contra 23,2% que o conheciam.
O levantamento mostrou, que, apesar de ainda ser desconhecido por mais da metade dos entrevistados, a gestão do prefeito apresentou uma melhora na avaliação dos eleitores, com 30,2% a considerando muito boa ou boa.
Eleitorado jovem
Uma das principais dificuldades de Fuad é se tornar conhecido entre o eleitorado jovem. Segundo o DATATEMPO, 81,8% daqueles que têm entre 16 e 24 anos não sabem que ele é o prefeito. Fuad também enfrenta maior desconhecimento entre as mulheres (65,5%), além de não ser reconhecido por mais da metade dos moradores de sete das nove regionais de Belo Horizonte. A situação é pior na região do Barreiro, onde 68,1% dos eleitores não souberam dizer o nome do atual chefe do Executivo.
Em contrapartida, a região Leste é a que mais associa o nome de Fuad à figura de prefeito (54%). Na última sexta-feira (7), durante café com jornalistas, Fuad chegou a dizer que não se incomoda com o fato de ser desconhecido. “Para mim, o que importa são as obras. O que é importante aparecer são as obras”, afirmou.
No entanto, para a analista de pesquisa Bruna Assis, o alto índice de desconhecimento tem atrapalhado Fuad nas pesquisas. Neste DATATEMPO, ele aparece em terceiro lugar, com 9,4% das intenções de voto. “Essa falta de familiaridade, especialmente em alguns grupos sociais, afeta a performance do prefeito em um cenário eleitoral no qual os eleitores têm uma ampla variedade de opções de pré-candidatos, com alguns nomes mais conhecidos”, considera.
A pesquisa DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora. Foram realizadas 1.200 entrevistas domiciliares, de 31 de maio a 3 de junho de 2024. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é MG-06115/2024.