O governo de Minas Gerais manterá o leilão para concessão das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O vice-governador Mateus Simões reafirmou a decisão durante entrevista a O TEMPO, argumentando que a concessão é essencial para garantir investimentos em infraestrutura e segurança viária. “Pagar pedágios salva-vidas, e vamos manter o leilão para o meio do ano”, afirmou Simões, disse, à jornalista Cynthia Castro, durante o programa Café com Política, exibido no canal de O TEMPO no YouTube.

A concessão das rodovias do Vetor Norte tem gerado críticas de deputados estaduais de diferentes espectros políticos, incluindo o PL, além do senador Cleitinho, cotado como possível candidato ao governo de Minas em 2026. Cleitinho, inclusive, chegou a publicar uma série vídeos abrindo estradas alternativas ao lado de fazendeiros para permitir que motoristas evitem o pagamento de pedágio em diversas rodovias mineiras. Durante entrevista a O TEMPO, sem citar o nome de ninguém, Simões rebateu a postura de políticos contrários à medida e questionou a viabilidade financeira de manter as rodovias sem concessão. “A demagogia de quem quer fazer desvio de pedágio, como se tivesse mandando dinheiro para fazer a obra, porque o que eu peço para esses que estão criticando é que eles mandem o dinheiro para obra.”, disse.

O vice-governador também trouxe um relato pessoal para defender a privatização das rodovias. Na última semana, Simões esteve em Uberaba ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, para inaugurar a concessão da BR-262, e relembrou que perdeu parte da família em acidentes na estrada. “Perdi meu pai e minha mãe num acidente de carro em 1996, na BR-262, e perdi meu irmão mais velho num acidente de carro em 1988, na MG-262”, relatou. Ele ainda contou sobre uma conversa que teve com o ministro de Lula sobre a importância das concessões.

“O ministro falou uma coisa muito interessante, ele falou: ‘Engraçado, eu não vejo esses políticos que criticam o pedágio mandando o dinheiro para reformar a rodovia. Eles acham que a rodovia vai ser reformada com qual dinheiro, se os Estados e a União estão quebrados’. Palavra do ministro do Governo Lula, que é o governo que mais fez concessão de rodovias na história do Brasil. Então, primeira coisa importante é dizer para os nossos opositores aqui em Minas: é o governo deles o que mais faz concessão rodoviária na história do Brasil”, afirmou.

Sobre os planos para a nova concessão na região metropolitana de Belo Horizonte, Simões destacou que a concessão do Vetor Norte garantirá investimentos imediatos, com melhorias na infraestrutura antes mesmo do início da cobrança de pedágio. “Temos segurança de que é um projeto viável. O pedágio será o mais barato de Minas Gerais, estimado em R$ 2 por pórtico, e contará com descontos de até 50% para usuários frequentes”, explicou. Ele ainda reforçou que os ônibus não serão tarifados, garantindo que o custo do transporte público não seja impactado.

Além do leilão das rodovias do Vetor Norte, o governo também planeja concessões para o trecho entre Belo Horizonte e Mariana, incluindo a duplicação da rodovia até Ponte Nova. “Isso é importante para os mineiros que transitam por lá. Permite que as pessoas se desloquem com conforto, reduzam o tempo de viagem e, acima de tudo, que não continuemos perdendo vidas nas nossas rodovias”, concluiu Simões.