O governo de Minas Gerais decretou, nesta segunda-feira (21 de março), luto oficial de sete dias pela morte de Papa Francisco, assim como o governo federal. O pontífice Jorge Mario Bergoglio, morreu aos 88 anos, nesta madrugada, conforme informado pelo Vaticano

"Papa Francisco foi um símbolo de simplicidade e justiça social. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor", destacou o governador Romeu Zema (Novo), que participa da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência nesta manhã.

Através das redes sociais, Zema ainda relembrou o encontro com o pontífice, no Vaticano, em 2023. Na ocasião, o chefe do Executivo entregou ao religioso presentes que remetem à mineiridade: uma palma barroca, artesanato produzido na cidade de Sabará, na Região Metropolitano, e um café da cidade de Campos Altos, no Alto Paranaíba.

O que é luto oficial

A declaração de luto oficial trata de um ato simbólico que funciona como o reconhecimento da trajetória de políticos, artistas e outras figuras públicas ou não. Apesar do ato, não há mudança efetiva na rotina da população.

"O luto oficial é um ato simbólico, utilizado pelos governos para celebrar a vida daquela pessoa, a trajetória daquela pessoa. É uma forma de reconhecimento e dedicação à sua trajetória e àquilo que contribuiu para a sociedade", explicou a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Minas, Júlia Resende Costa.

Morte do Papa

Jorge Mario Bergoglio - o Papa Francisco, morreu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21 de abril), segundo informado pelo Vaticano. A morte de Francisco ocorreu às 2h35, no horário de Brasília, e 7h35 no horário local.