Empossado nesta quarta-feira (30 de abril), o novo presidente do PSB em Minas Gerais, Otacílio Neto, também prefeito de Conceição do Mato Dentro, filiou, durante o congresso do partido, 18 prefeitos (veja lista abaixo). Com as novas adesões, o PSB quase dobra seu número de prefeituras em Minas, passando de 22 para 40. O movimento coloca o PSB à frente do PT e PDT e consolida a legenda como a principal força da centro-esquerda nas prefeituras mineiras.

O PDT, inclusive, perdeu um prefeito para o PSB. Ronam Sales, de Santo Antônio do Itambé, foi um dos que se filiaram nesta quarta. Com a mudança, o PDT cai de 22 para 21 prefeituras em Minas. O PT mantém 35, mas deixa de liderar entre os partidos de centro-esquerda no estado.

A maioria dos novos filiados faz parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (AMME), entidade presidida por Otacílio Neto que atua em diversas frentes de apoio aos municípios da região. No início do ano, dos 15 prefeitos da microrregião, apenas Otacílio era filiado ao PSB. Agora, o partido conta com 12 representantes, passando a ocupar quase todas as prefeituras da AMME. Além disso, 15 dos 18 novos filiados administram municípios que fazem divisa ou estão a até 120 km da cidade do novo presidente estadual.

O aumento de comandantes nas cidades reforça o palanque do partido para as eleições de 2026, quando serão eleitos o presidente da República, dois senadores, deputados federais e estaduais, além do governador do estado. Em 2022, o PSB não conseguiu eleger nenhum deputado federal em Minas e tem apenas dois deputados estaduais atualmente. Para o ano que vem, o partido diz que quer eleger pelo menos três parlamentares em Brasília, ampliar a bancada na Assembleia e voltar a ser protagonista no estado.

A sigla pode contar com “puxadores de votos” para alcançar sua meta, como o deputado estadual Betinho Pinto Coelho (PV). Ele é apontado como um futuro filiado ao PSB no próximo ano, quando se abre a janela partidária para deputados. O deputado estava no congresso nesta quarta, discursou e integrou a mesa junto com o prefeito de Recife (PE) e futuro presidente nacional do partido, João Campos (PSB), a deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), o ex-presidente estadual e deputado Noraldino Júnior, e outros quadros do partido.

Outro que teve tempo de fala e participou da mesa foi o deputado federal Diego Andrade (PSD), que recebeu o convite de João Campos em seu discurso para se filiar ao partido e se candidatar ao governo de Minas pelo PSB.

Também esteve presente no congresso, que aconteceu na parte da noite nos espaços da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o presidente da Casa, Tadeu Martins Leite (MDB). Ele participou da mesa, discursou e foi convidado publicamente por João Campos a se filiar ao PSB. Tadeu ainda se encontrou com a "estrela da noite", João Campos, fora do evento, e a sucessão ao governo de Minas é apontada como um possível tema da reunião.

Tadeu é filiado ao MDB, partido que perdeu três prefeitos para o PSB nesta nova leva de filiações -  mesmo número registrado pelo PP. Apenas o PSD, que lidera em número de prefeituras em Minas e no Brasil, teve mais perdas: quatro. O Republicanos teve duas baixas, enquanto PDT, Solidariedade, Avante, Mobiliza e PRD perderam um prefeito cada. Até o PL registrou a saída de um gestor para o PSB.

Confira a lista dos prefeitos filiados

1. Nondas Miranda (Epaminondas Pires de Miranda, ex-PL) - Serro
2. Paquito (Geferson Burgarelli, ex-MDB) - Diamantina
3. Danilo da Saúde (Danilio Ferreira, ex-MDB) - Alvorada de Minas
4. Fabrício Aparecido Otoni (ex-PSD) - Congonhas do
Norte
5. Cleidileny Aparecida Chaves (ex-PP) - Itambé do Mato
Dentro
6. Ronam Sales (ex-PDT) - Santo Antônio do Itambé
7. Marcílio Bezerra da Cruz (ex-PP) - Taquaraçu de Minas
8. Racly Andrade (ex-Solidariedade) - Jaboticatubas
9. Fernando da Farmácia (Fernando Burgarelli, ex-Republicanos) - Santana do Riacho
10. Nem da Saúde (Huenerson Celestino, ex-MDB) - Dom Joaquim
11. Maycon Wiliam (ex-PP) - Machado
12. Evandro Lott (ex-Republicanos) - Guanhães
13. Lucas do Dr. Célio (Lucas Lopes, ex-Avante) - Iguatama
14. Luciano (Luciano Madureira, ex-Mobiliza) - Passabém
15. Alexandre Rodrigues (ex-PRD) - Santo Antônio do Rio
Abaixo
16. Clerinho (Clerio Filho, ex-PSD) - Morro do Pilar
17. Fernando Andrade (ex-PSD) - Bom Despacho
18. André Torres (ex-PSD) - Santa Maria de Itabira