A Câmara de Vereadores de Belo Horizonte aprovou nesta quarta-feira (9 de julho) em primeiro turno projeto de lei que autoriza a prefeitura a construir em abrigos para moradores de rua compartimentos para acolher animais. A votação foi por 38 votos favoráveis e um contrário. A Casa tem 41 vereadores. O presidente do Poder Legislativo, cargo hoje ocupado por Juliano Lopes (Podemos), não vota.

O único voto "não" foi de Bráulio Lara (Novo), que justificou o posicionamento afirmando já haver ordenamento nacional no mesmo sentido do texto. Uma parlamentar, Fernanda Altoé, também do Novo, não se posicionou na votação. O texto retorna agora às comissões para tramitação em segundo turno e, em seguida, para votação final em Plenário. 

Após a entrada do texto em vigor, o que ainda não tem data para ocorrer, os moradores de rua poderão acessar os abrigos da cidade com seus animais, o que não é permitido hoje. "Esse texto trata de dois seres invisíveis, os moradores de rua, e seus animais", afirmou o vereador Osvaldo Lopes (Republicanos). "Às vezes, a única companhia que esses moradores têm são os seus animais", declarou Pedro Rousseff (PT), que também assina o texto.