O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita nesta quinta-feira (4/9) o Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, onde fará o lançamento do programa federal "Gás do Povo", que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha (GLP) para famílias de baixa renda. Em menos de uma semana, é a segunda vez que ele vem a Minas. Essa é a sétima viagem ao Estado neste ano, a primeira na capital. O evento está marcado para começar às 10h, na rua Castelo Novo, 1.001, bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de BH.

Também devem estar presentes o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e os ministros mineiros: Alexandre Silveira (Minas e Energia), responsável pela organização da agenda, e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e da Cidadania). A presença do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também está confirmada. Neste ano, Pacheco passou a acompanhar Lula em uma série de compromissos públicos em Minas e é o nome desejado pelo presidente para disputar o governo de Minas em 2026.

O lançamento do programa no Aglomerado da Serra, a maior comunidade de Minas Gerais, marca a escolha do governo federal por lançar políticas sociais diretamente em territórios populares. Segundo o Planalto, a iniciativa deve atender mais de 15,5 milhões de famílias em todo o país, um total de 50 milhões de pessoas. Em Minas, 1,2 milhão de famílias receberão o benefício, atingindo 3,6 milhões de pessoas.

Terão direito a participar do programa "Gás do Povo" as famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo por mês, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família.

Minas no radar

Essa será a segunda vez que Lula visitará Minas Gerais em menos de uma semana e a sétima no estado em 2025. Na sexta-feira (29/8), o presidente esteve em agendas em Contagem, na região metropolitana, e em Montes Claros, no Norte do estado. Ele participou de eventos relacionados ao Novo PAC e à inauguração de um centro de tecnologia, respectivamente. Lula também passou por outras cinco cidades neste ano: Betim, Campo do Meio, Ouro Branco, Minas Novas e Mariana. 

As viagens ao estado em 2025 já superam as passagens de Lula no ano passado, quando o presidente veio cinco vezes ao estado, somando seis municípios visitados. Em 2024, o presidente esteve em Belo Horizonte duas vezes, em Uberlândia, Juiz de Fora, Contagem, Serra do Salitre e Nova Lima.