As equipes precursoras e técnicos em montagens do governo federal iniciaram a preparação do Campo do Najá, na região Leste de Belo Horizonte, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia nesta quinta-feira (4/9) programa nacional de distribuição de gás para a população de baixa renda. O campo fica no Aglomerado da Serra, a maior favela da capital.

No palco que abrigará as autoridades foram colocados vários botijões de gás. Uma tenda sobre toda a área para convidados e a população estava sendo montada nesta quarta-feira (3/9) por volta das 17h45. O campo, que é de terra, recebeu placas de borracha para reduzir a poeira.

O acesso ao campo é feito por uma rua estreita do aglomerado que tem mão dupla, dificultando o trânsito. Uma escadaria que parte da Avenida Mem de Sá, perto do "Canão", um enorme cano suspenso sobre a via, é a melhor forma para quem deseja chegar, a pé, ao campo. O programa, chamado Gás do Povo, prevê a distribuição gratuita de gás de cozinha par 15,5 milhões de famílias no Brasil, atingindo cerca de 50 milhões de pessoas, conforme o governo federal.