Gastronomia mineira

ALMG aprova fabricação do doce de leite Viçosa como patrimônio cultural de MG

Produto é fabricado por uma fundação ligada à Universidade Federal de Viçosa

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 19 de maio de 2021 | 14:56
 
 
 
normal

O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quarta-feira (19), em primeiro turno, o projeto de lei que declara o processo de fabricação do doce de leite Viçosa como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

O doce de leite é produzido desde 1988 pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), que é ligada à Universidade Federal de Viçosa. O produto é o maior vencedor do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, tendo sido premiado na primeira colocação em nove ocasiões: 2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016.

“O Laticínio Funarbe conta com equipe altamente capacitada e utiliza matéria-prima de primeira linha, processada com tecnologia de ponta e seguindo rigorosos padrões técnicos. Esses diferenciais garantem ao Doce de Leite Viçosa pureza, ricos valores nutricionais e deliciosos sabores, conferindo qualidade superior ao produto”, justifica o deputado Coronel Henrique (PSL), autor da proposição.

O projeto de lei segue agora para a Comissão de Cultura, onde receberá um parecer antes de retornar para ser votado de forma definitiva pelo plenário

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!