Como adiantou O TEMPO na edição de ontem, o empresário Dante de Matos foi o escolhido para presidir a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) pelos próximos dois anos. O nome de Matos foi aprovado ontem pelo conselho da companhia.
Além de atuações em empresas brasileiras, o novo presidente participou de conselhos administrativos e ocupou cargos gerenciais em organizações dos Estados Unidos, África do Sul, Chile, Inglaterra e Alemanha, o que inclui experiências em reconstituição financeira e reestruturação organizacional de grupos de grande porte.
A indicação do empresário ocorreu depois que o até então indicado por Romeu Zema para o cargo, o ex-presidente da Samarco José Tadeu Moraes, caiu diante da repercussão negativa da escolha.
Parte da bancada mineira na Câmara Federal chegou a encaminhar ao governo uma carta de desagrado pela indicação do ex-presidente da mineradora. Durante a investigação sobre o rompimento da barragem de Mariana, em 2015, o Ministério Público de Minas Gerais apontou que os problemas que ocasionaram o desastre surgiram em 2007, ainda na gestão de Moraes.