BRASÍLIA - Pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira (5) aponta que 35% dos brasileiros avaliam trabalho do Congresso Nacional como ruim ou péssimo, e 18% como ótimo ou bom. Outros 41% consideram o trabalho de deputados e senadores como regular. As informações foram divulgadas pelo site do jornal Folha de S. Paulo.
O levantamento mostra que a reprovação ao Congresso voltou a subir, após deputados e senadores receberem a melhor avaliação desde 2003 na pesquisa realizada em março de 2024.
O resultado vem na esteira de desgastes para o Legislativo, como aprovação de projeto que aumenta o número de deputados e a crise com o governo Lula sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que gerou uma campanha nas redes sociais de "ricos x pobres", em que os parlamentares atuavam na defesa das classes mais favorecidas.
Veja os números sobre avaliação do Congresso, segundo o Datafolha:
Regular: 41% (era 53% em março de 2024);
Ruim ou péssimo: 35% (era 23%)
Ótimo ou bom: 18% (era 22%);
Não sabem/não opinaram: 6% (era 2%).
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios pelo Brasil nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro geral é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
De olho nos próprios interesses
Ainda segundo o Datafolha, 78% dos entrevistados acham que os congressistas atuam mais em prol de seus próprios interesses. Outros 18% pensam o contrário.
Confira os números:
Pensa mais nos seus próprios interesses:
O Congresso Nacional: 78%
A Justiça brasileira: 68%
O presidente da República: 59%
Pensa mais nos interesses da população:
O Congresso Nacional: 18%
A Justiça brasileira: 27%
O presidente da República: 38%
Não sabem:
O Congresso Nacional: 3%
A Justiça brasileira: 5%
O presidente da República: 3%