BRASÍLIA - O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) convocou uma audiência pública com parlamentares e especialistas na Comissão de Legislação Participativa da Câmara para discutir OVNIs (Objeto voador não identificado).

O foco do debate, segundo o deputado, é a conexão entre a ufologia, o uso da Lei de Acesso à Informação e seus potenciais impactos para a informação da sociedade e manutenção da soberania nacional. 

A audiência está prevista para acontecer no dia 16 de setembro e deve reunir ufólogos, pesquisadores da área e presidentes de entidades de ufologia elencados por Alencar.

Ao justificar o pedido de audiência, Alencar cita que em julho de 2023, o Congresso dos Estados Unidos realizou a primeira audiência pública envolvendo OVNIs, em que militares foram chamados para falar sobre suas experiências com avistamentos desses objetos e destacaram “preocupações com a soberania nacional e o meio ambiente”.

O deputado ressalta que um OVNI “não significa uma nave extraterrestre; o termo é utilizado para descrever algo que não pôde ser identificado por quem observou o fenômeno” e que a &reaacute; tem despertado interesse não apenas pela sua relevância cultural, como também por possíveis relações entre esses episódios e o meio ambiente.

“O Brasil é detentor de vasto acervo documental sobre esse fenômeno, nos mais variados formatos, sendo considerado, dentre as nações do mundo moderno, uma das que mais registra, cataloga e classifica informações ufológicas”, escreve o parlamentar.

Alencar também cita uma declaração do deputado americano Robert Garcia, do partido Democrata, a cerca do tema. Garcia afirma que os OVNIs “podem representar uma séria ameaça para nossas aeronaves militares e civis, e isso deve ser entendido”. Para ele, é preciso encorajar mais relatórios sobre o tema.