A taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar pacientes adultos com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal chegou a 100% nesta terça-feira (25) e continua sem vaga nesta quarta-feira (26).
Segundo a Secretaria de Saúde local, 90% dos pacientes internados não tomaram nenhuma dose de vacina contra o coronavírus ou estão com o ciclo de imunização incompleto — condição ainda de 200 mil pessoas na capital do país.
Conforme os dados divulgados na noite de terça-feira, haviam 57 pessoas internadas em UTIs da rede pública devido a complicações da Covid-19. Desses pacientes, a maior parte tem de 50 a 75 anos.
Já na mais recente atualização do portal InfoSaúde, responsável pela divulgação do monitoramento diário da pandemia no DF, constava às 6h25 desta quarta-feira que dos 73 leitos de UTI, nove estavam bloqueados — por falta de profissionais de saúde —, enquanto havia apenas uma unidade vaga. Havia 13 pacientes aguardando na lista de espera para tratamento.
Neste cenário, o Distrito Federal registrou 10,6 mil novos casos de infecções pelo novo coronavírus na terça-feira, um recorde. A taxa de transmissão estava em 2,04, o que significa que, em média, cada grupo de 100 pessoas com Covid-19 contaminava outras 204.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) não escondeu a preocupação com o atual cenário da crise sanitária na capital. “Nós chegamos à terceira onda da pandemia. Ninguém aguenta mais isso”, disse durante a inauguração de uma unidade de pronto-atendimento (UPA). Ele afirmou que o Governo do Distrito Federal trabalha para não deixar a população desassistida e, por enquanto, descartou mais medidas restritivas. “Estamos abrindo novos leitos e vamos dar conta de segurar toda a saúde do DF. Estamos ingressando com, em torno de, 10 leitos todos os dias na rede pública”, declarou.
Na rede privada do Distrito Federal, a taxa de ocupação de leitos estava próxima de 60% na manhã desta quarta-feira. São 72 ocupados e 51 vagos, o que resulta num índice de 58,68%.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.