O presidente do PSD em Minas Gerais, deputado estadual Cássio Soares, afirmou que espera uma “retribuição” do PT na eleição municipal em Belo Horizonte, em alusão a um apoio petista ao atual prefeito Fuad Noman (PSD). Vale lembrar que a legenda do presidente Lula (PT) já tem um pré-candidato na cidade, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG). 

“O prefeito Fuad foi um apoiador também do presidente Lula na sua campanha. Nós esperamos uma retribuição do presidente Lula para a campanha do Fuad.  Ainda é muito cedo para esse ponto (negociar um vice-prefeito com o PT). Mas, o apoio do presidente Lula é buscado por nós”, disse o deputado estadual em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO 91,7, na manhã desta segunda-feira (5).

O deputado estadual também lembrou que Lula e o presidente da executiva nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD), estiveram reunidos recentemente para discutir as eleições municipais. “Eu creio que a esfera nacional vai ser utilizada, vai ser trabalhada. O presidente Kassab esteve com o presidente Lula na semana passada juntamente com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). Tiveram uma conversa longa tratando de Brasil, tratando de PSD, tratando de parcerias possíveis. Belo Horizonte também fez parte dessa conversa. Não tiveram conclusões ainda. Mas, certamente foram conversas que avançaram. Pelo menos, foi iniciado o processo de costuras políticas”, afirmou o parlamentar mineiro. 

As conversas entre as partes podem ganhar fluxo nesta semana, quando Lula visitará Belo Horizonte nesta quinta-feira (8). Durante o ano, o prefeito Fuad Noman se encontrou com vários ministros do governo federal para fazer anúncios, como o repasse de R$ 62 milhões para construir um dos oito viadutos do Anel Rodoviário, via recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). 

Por outro lado, o prefeito encara certa resistência do seu próprio partido. O ministro Alexandre Silveira, que é do PSD, chegou a gravar um vídeo em apoio à candidatura de Rogério Correia, o que irritou pessoas próximas a Fuad. 

Kalil é ‘apoio natural’

Ainda sobre a campanha de Fuad Noman em BH, Cássio Soares afirmou que o apoio do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) ao correligionário é “natural”. "Ele teve o apoio do PSD nacional, do presidente Gilberto Kassab. Eu, particularmente, andei muito com o Kalil durante a campanha, o apoiando, organizando, trabalhando na campanha. Não tem porque não apoiar o prefeito Fuad, que está dando uma continuidade ao seu propósito enquanto prefeito, as suas obras iniciadas. O prefeito Kalil foi um grande prefeito. Tem peso, tem força, tem a simpatia da população", disse o presidente do PSD em Minas. 

Recentemente, interlocutores de Kalil chegaram a garantir um apoio dele à candidatura do ex-secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. Muito próximo a Kalil, o médico liderou BH no enfrentamento à pandemia da covid-19. No entanto, o movimento foi visto por outras pessoas próximas ao prefeito como um “recado” para que Fuad se reaproximasse de Kalil.