A deputada federal eleita Gleisi Hoffmann (PT/PR) atacou o decreto que flexibiliza a posse de arma de fogo em todo território nacional ao chamar Jair Bolsonaro, presidente da República, e Sergio Moro, ministro da Justiça, de “irresponsáveis”. No entanto, a também deputada federal eleita Joice Hasselmann (PSL/SP) rebateu a petista ao afirmar que o PT foi o responsável por tirar as armas das pessoas de bem e concentrá-las nas mãos de criminosos.

Primeiro, Gleisi afirmou que “Bolsonaro e Moro são irresponsáveis. Para posse de armas agora basta dizer que tem cofre em casa, não precisa mais autorização da PF, amplia a posse para 10 anos e pode ter até 4 armas por pessoa. Tudo sobre debate com a sociedade ou especialistas. Sobrará mais violência”, disse.

Joice, então, respondeu: “Entendi, entendi. Então, responsável é o PT e sua corja Gleisi que tiraram as armas das mãos do cidadão de bem e concentraram tudo nas mãos do crime, certo? Todos sabemos que o crime organizado - armado com fuzis ou canetas - anda de mãos dadas. Vocês são faces da mesma moeda”, afirmou.

Gleisi continuou ao afirmar que o PT apresentará proposta contra o ato de Bolsonaro. A maioria esmagadora das pessoas que comentou as postagens de Gleisi foi contra a posição da atual senadora pelo Paraná.

Porte

Joice Hasselmann disse ainda, via Twitter, que vai lutar no Congresso Nacional para aprovação do porte de arma, ou seja, permitir que cidadãos andem armados. “Temos muito mais para avançar. Vou trabalhar com o governo Bolsonaro para liberar o porte de armas para o cidadão de bem. Em breve, a mulherada do meu país andará em cima do salto e com sua arma, como eu faço nos EUA”, disse. A deputada eleita postou um vídeo em que aparece usando armas de fogo.

Sergio Moro, no entanto, em entrevista à Globo News, disse que o porte de arma de fogo não está em estudo pelo governo Bolsonaro.