BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o apoio a Fuad Noman (PSD) no segundo turno da disputa à Prefeitura de Belo Horizonte (MG), de acordo com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O chefe da articulação política do governo informou que Lula e Fuad conversaram no domingo (6), depois do primeiro turno.

“O atual prefeito [Fuad], que apoiou o presidente Lula, foi para o segundo turno e inclusive ontem já conversou com o presidente Lula. O presidente Lula reforçou o apoio ao nome do Fuad nesse segundo turno. Ele [Lula] já tinha dito isso há mais tempo, que se o Fuad fosse para o segundo turno, seria o nome apoiado por ele”, disse nesta segunda-feira (7).  

Fuad disputará contra Bruno Engler (PL), creditado por Padilha como “um dos ícones da extrema direita”. Engler conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e é o nome da direita na eleição da capital mineira.

O ministro declarou que o governo aposta em uma frente ampla de partidos para que candidatos que conversam com Lula sejam favoritos no segundo turno, marcado para 27 de outubro. É o caso, além de Belo Horizonte, de capitais como Belém (PA) e Fortaleza (CE).

Fuad já buscava o apoio de Lula para sua reeleição e o primeiro aceno depois do resultado do primeiro turno foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ainda no domingo. Ele disse que se o presidente votasse em Minas Gerais, votaria no prefeito. Lula apoiou, ainda que discretamente, o candidato do PT em BH, Rogério Correia, que não avançou na disputa.