BRASÍLIA – A primeira-dama, Janja da Silva, está em Paris, capital da França, como representante do governo brasileiro na abertura dos Jogos Olímpicos. Ela foi recebida pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte, nesta sexta-feira (26)
Janja participou da cerimônia de abertura dos Jogos, que começou às 14h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26). A comitiva oficial do governo brasileiro inclui o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), e o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares.
Pelo X, antigo Twitter, a primeira-dama declarou estar "muito honrada" em representar o "seu marido", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na abertura das Olimpíadas e agradeceu ao casal Macron pela recepção.
Me sinto muito honrada por representar o meu marido, presidente @LulaOficial, na Cerimônia de abertura das Olimpíadas.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 26, 2024
Agradeço a recepção do presidente francês, Emmanuel Macron, e da minha querida amiga Brigitte Macron.
📷 Cláudio Kbene pic.twitter.com/xf8C1CuiBG
Macron e Brigitte ofereceram uma recepção aos chefes de Estado e de governo que acompanharam a abertura do evento esportivo nesta sexta-feira.
Já no sábado (27), Janja participará da cerimônia de apresentação do vídeo “Juntos somos imbatíveis”, realizado com atletas olímpicos em apoio à “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, e do lançamento da campanha Europa, promovida pela Embratur e Sebrae.
A viagem de Janja, representando o presidente Lula, foi anunciada em 11 de julho, duas semanas antes das Olimpíadas, pelo próprio petista em uma recepção com atletas brasileiros que competem na Europa.
Devido ao anúncio tardio, o governo brasileiro perdeu o prazo oficial para credenciar Janja, e o documento precisou ser emitido às pressas e de forma excepcional pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Houve um questionamento interno sobre a possibilidade de transferir a credencial de Lula para outra pessoa, o que em tese não seria permitido.