BRASÍLIA - A mestre em mídias sociais Mariah Queiroz Costa Silva chega ao Palácio do Planalto esta semana com a missão de dar visibilidade e credibilidade ao governo federal por meio das redes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mariah Queiroz assume a chefia da Secretaria de Estratégias e Redes da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) no lugar de Brunna Rosa, aliada da primeira-dama Rosângela da Silva, demitida por Lula na última sexta-feira (17). Tanto a exoneração da antiga quanto a nomeação da novata foram publicadas na mesma edição do Diário Oficial da União.
A jornalista vem de Recife, onde fez “bombar” a imagem do prefeito João Campos (PSB), principalmente em meio ao eleitorado jovem. Reeleito em 2024 já no 1º turno com quase 80% dos votos válidos, o filho do ex-governador de Pernambuco João Campos (1965-2014) emplacou vídeos virais no TikTok, onde apostou na juventude e na publicidade de obras para impulsionar sua popularidade.
Mudanças na equipe de comunicação contrariaram Janja
A substituição reflete mudanças promovidas pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo, Sidônio Palmeira, e já começou contrariando a primeira-dama, duplamente. Além de não desejar a saída de Brunna, Janja tentou emplacá-la na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o que acabou sendo barrado por Sidônio, segundo interlocutores do Planalto
A tendência é que tanto ela quanto Priscila Calaf, diretora do Departamento de Canais Digitais da Secretaria de Redes, passem a responder ao gabinete da Presidência, onde ficariam na equipe de Janja.
Quem é Mariah Queiroz
Mariah é doutora em Sociologia pela UERJ e realizou estágio de pesquisa na Universidade de Harvard. Mestra em Mídia e Mediações Socioculturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição. Trabalha desde 2009 como coordenadora de conteúdo, estrategista e pesquisadora para diversas instituições, entre elas a Prefeitura de Recife.
Lula conheceu Mariah em uma audiência marcada por Sidônio e Laércio Portela, secretário de imprensa , horas antes de assinar a sanção da reforma tributária, na quinta-feira (16).
No mesmo dia, o presidente já havia conversado com João Campos no Palácio do Planalto, onde o prefeito compartilhou estratégias de comunicação digital consideradas bem-sucedidas na campanha do ano passado. Campos é o prefeito de capital mais popular no Instagram.
A reunião ocorreu em meio às dificuldades do governo em alinhar seu discurso com a população, especialmente após a derrota na disputa de narrativas sobre a instrução da Receita Federal em relação ao Pix.
As mudanças na Secom também têm em vista as eleições de 2026, com foco em aumentar a popularidade do governo nas redes sociais. O presidente da República enfrenta uma reprovação de 50% da população.