Governo

Após ligação de Lula, Putin diz aceitar diálogo sobre Ucrânia

Presidente russo confirmou conversa com brasileiro, que recusou convite para ir ao país

Por O Tempo Brasília
Publicado em 26 de maio de 2023 | 13:15
 
 
 
normal

Após o presidente russo Vladimir Putin conversar ao telefone com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta sexta-feira (26), o Kremlin anunciou que a Rússia está aberta ao diálogo sobre a Ucrânia. Essa é uma das defesas do governo brasileiro, que afirma que a guerra só será encerrada por meio de negociação. O governo russo afirmou ainda que a via do diálogo estaria bloqueada apenas pelos ucranianos e por seus "patrocinadores ocidentais". A conversa entre Lula e Putin se deu por iniciativa do governo brasileiro.

Mais cedo, Lula havia confirmado a ligação entre os dois, dizendo que recebeu um convite para ir à Rússia, mas que o rejeitou.

"Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", disse Lula nas redes sociais.

Depois, o próprio Vladimir Putin confirmou a informação. Ele interrompeu uma reunião para falar com Lula e deu a notícia ao retomar o debate em seu país.

“Foi uma conversa com o presidente do Brasil e com autorização dele quero transmitir a todos os participantes de nossa reunião de hoje, e também a toda a comunidade empresarial da Rússia, os melhores votos, os votos de êxito e prosperidade nos negócios”, disse Vladimir a um conjunto de empresários.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!