Após terrorismo

Celina Leão, governadora interina do DF, defende Ibaneis e condena invasões

Durante reunião com outros representantes dos Executivos estaduais, ela afirmou que esta segunda-feira (9) marca um dia de luto

Por Gabriela Oliva
Publicado em 09 de janeiro de 2023 | 20:22
 
 
 
normal

Durante reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e representantes dos Executivos estaduais, a governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP), defendeu o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB), condenou os atos antidemocráticos e se colocou à disposição do presidente Lula. Foi aplaudida pelos presentes duas vezes. 

"Governo do DF não vai tolerar vandalismos e atos golpistas como os que aconteceram ontem", declarou. Ela ainda defendeu inocência de Ibaneis, afirmando que ele recebeu “informações equivocadas”

Durante a madrugada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou afastar Ibaneis por 90 dias, em razão de omissão diante dos atos terroristas em Brasília. Ministro também intimou governadores a dissolverem acampamentos em frente aos quartéis-generais do Exército em 24h.

O encontro de emergência ocorre após as invasões e depredações nos prédios do Congresso Nacional, Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, 14 jornalistas foram agredidos. 

Essa é a primeira reunião de Lula com os 27 governadores. O encontro precisou ser antecipado após as ocorrências violentas do fim de semana. Antes, estava previsto para 27 de janeiro, como mostrou O TEMPO.

Atos terroristas

Em decorrência da invasão em Brasília, o presidente Lula decretou intervenção federal no DF até 31 de janeiro de 2023. O interventor é o jornalista Ricardo Garcia Cappelli, que fica subordinado ao chefe do Executivo federal.

Segundo o Ministério da Justiça, já foram presas 1.200 pessoas envolvidas nos atos de violência. Somando os que já haviam sido detidos e estavam desde a noite de ontem na Polícia Civil, ao todo, até o final da tarde desta segunda, o número total de presos era de 1.500.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!