Alerta

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de neonazistas no Brasil

Relatório mostra que Blumenau (SC), com 365 mil habitantes, tem 63 células neonazistas — a capital paulista, com 12 milhões de moradores, tem 96

Por O Tempo Brasília
Publicado em 09 de abril de 2024 | 08:55
 
 
 
normal

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão ligado ao ministério comandado por Silvio Almeida, acionou a Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil, em especial no estado de Santa Catarina. 

Segundo o CNDH, há um “alarmante cenário de crescimento” desses grupos, “com aumento do discurso de ódio especialmente direcionado às mulheres, à população negra e à população LGBTQIAP+”.

O relatório da CNDH cita casos em Santa Catarina, incluindo um grupo que vendia artefatos nazistas. Também apresenta um estudo realizado pela antropóloga e especialista no tema Adriana Dias, em que mostrou que Blumenau, uma cidade de 365 mil habitantes, tem 63 células neonazistas — a capital paulista, com 12 milhões de moradores, tem 96.

O documento será apresentado na 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da organização, entre junho e julho. O CNDH visa a inclusão do Brasil em um relatório sobre formas contemporâneas de racismo, que está sendo elaborado pela ONU. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. 

Segundo a reportagem, o CNDH irá enviar uma comitiva a Santa Catarina nesta quarta-feira (10) para ouvir possíveis vítimas, além de autoridades e especialistas. O roteiro deve incluir ainda Blumenau e Florianópolis. Posteriormente, um relatório deverá ser enviado à ONU.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!