A fabricante sueca Saab entregou nesta quinta-feira (25) as quatro primeiras aeronaves F-39 Gripen compradas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A entrega dos caças, que fazem parte de uma aquisição de 36 aeronaves no total, foi feita ao comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em uma solenidade na Suécia.
“Recebo as quatro primeiras aeronaves Gripen que irão equipar a nossa Força Aérea, possibilitando o cumprimento da nossa missão primordial de defesa no nosso país", disse Baptista Junior, por meio de nota oficial.
"Muitos foram aqueles que, com trabalho e esforço, acreditaram no Programa Gripen, um contrato que iniciou em 2014, após processo de desenvolvimento de sete anos, e em breve essas aeronaves estarão chegando em nosso país”, acrescentou.
Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson disse que o início da fase de entrega de quatro aeronaves de série para a FAB é mais um importante marco para o Programa Gripen E. "Isso mostra que temos um produto maduro e que estamos cumprindo nossas obrigações contratuais”, destacou. “Isso tudo tem sido possível graças aos nossos processos inteligentes de trabalho, tecnologias de produção inovadoras e uma cooperação mútua com os clientes”, completou.
Durante a visita à sede da Saab, as autoridades brasileiras foram apresentadas a várias aeronaves de produção em série e de teste, tiveram a oportunidade de testar o novo simulador de treinamento de missão do Gripen e assistiram a uma exibição aérea com aeronaves do Brasil e da Suécia.
Compra foi feita no governo de Dilma Rousseff
No ano passado, a primeira aeronave da parceria chegou a ser batizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em solenidade do Dia do Aviador, em Brasília.
A compra dos caças por parte da FAB foi efetivada no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com um investimento estimado de 4 bilhões de dólares.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.