O ministro da Justiça, Flávio Dino, voltou a pedir que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) façam manifestações pacíficas neste domingo (8), em Brasília (DF). Há um ato previsto na Esplanada dos Ministérios. Ele afirmou querer que a "lei prevaleça" e que "não haja crimes" ou "atos violentos" que exijam a atuação da polícia.
Dino declarou que “'tomada do poder' pode ocorrer só em 2026, em nova eleição". A fala foi uma referência aos pedidos de "intervenção com Bolsonaro no poder" feito pelos manifestantes de forma recorrente em protesto ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ministro disse estar em Brasília para acompanhar os registros e avisou que já conversou com governadores. No sábado (7), Dino confirmou ter feito contato com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a manifestação prevista, além de ter emitido orientações ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Federal. Dino também autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em Brasília.
Ontem conversei com governadores, inclusive que não são do nosso campo político. Queremos que a LEI prevaleça e não haja crimes. Estou em Brasília, espero que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar. “Tomada do Poder” pode ocorrer só em 2026, em nova eleição.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 8, 2023
No sábado, caravanas com apoiadores de Bolsonaro chegaram em Brasília. Os manifestantes se mobilizaram em frente ao QG do Exército, mesmo local onde acampamentos foram montados desde o resultado do segundo turno eleitoral. A reportagem de O TEMPO flagrou ônibus que trouxeram manifestantes de outros estados estacionados próximos ao local e manifestantes circulando em via pública carregando malas.
Apesar de o volume de pessoas não estar maior do que o já registrado no acampamento em Brasília, o discurso está mais duro. A reportagem presenciou grupos declarando que o QG havia se transformado em um "campo de guerra" e que haverá "guerra em Brasília" no protesto previsto para este domingo.
A Esplanada dos Ministérios está totalmente fechada para veículos. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou, por meio de nota oficial, que a medida foi tomada para “receber as manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro”. Segundo a corporação, não há previsão de público nem da liberação do tráfego de veículos.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.